Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/08/2018-14h38

Estudantes de Economia da Udesc têm bate-papo com produtor de longa-metragem sobre o Plano Real

Legenda
Estudantes do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram na manhã desta sexta-feira, 17, um bate-papo com Ricardo Fadel Rihan, produtor do filme “Real – O plano por trás da história”. Rihan falou aos alunos logo após a exibição do filme, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

A sessão de cinema e a posterior conversa com o produtor do filme fazem parte da programação da Semana Acadêmica de Economia da Udesc, que se encerra nesta sexta-feira. A Semana, com palestras e minicursos, é organizada pelo Departamento de Ciências Econômicas (que coordena o curso de graduação), em parceria com o Centro Acadêmico de Economia (Cade) da Udesc Esag.

Rihan contou a história de como nasceu o filme, a partir de uma ideia inicial de falar sobre o legado do Plano Real. “Na época, já era possível enxergar que o Brasil tem um grave problema fiscal, que poderia levar a uma grande crise mais à frente, ao mesmo tempo em que se constatava uma falta de engajamento dos jovens”, explicou. O filme foi a maneira encontrada de colocar essas duas questões em evidência.

Depois de contar o processo de construção do filme, que incluiu a aproximação com alguns dos principais personagens da história, Rihan respondeu a perguntas dos estudantes.

Minicurso

A programação da Semana se encerra nesta sexta com o último dos quatro minicursos: Introdução ao Stata, ministrado por Isadora Mazuco, monitora da disciplina de Econometria. O minicurso, para o qual os alunos fizeram inscrição on-line, será realizado no Laboratório de Informática 3, das 18h30 às 20h.

Outros minicursos ao longo da semana também capacitaram os alunos para o uso de ferramentas úteis ao estudo e trabalho em Economia (Aplicação em R, Introdução à Linguagem Python, Introdução ao LaTex).

Entre as palestras, a programação trouxe na terça-feira o economista Gustavo Grisa, do Instituto Millenium, para falar sobre “Inovação Pública e Reformas – O principal desafio do Brasil”.

Na segunda-feira, Leonardo Siqueira Lima e Caio Augusto de Oliveira, do site Terraço Econômico, falaram sobre “Conjuntura Macroeconômica Brasileira – Por que somos um país pobre e nossos desafios para o futuro”. No mesmo dia, uma mesa redonda reuniu economistas que se formaram no curso da Udesc Esag. 

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, pelo telefone (48) 3664-8260.

Leia mais:
14/08/2018 - Gustavo Grisa fala sobre inovação pública e reformas na Semana Acadêmica de Economia da Udesc
13/08/2018 - Estudantes de Economia da Udesc oferecem orientações na rua sobre finanças pessoais
13/08/2018 - Semana Acadêmica de Economia da Udesc segue com programação nesta terça

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ricardo Rihan, produtor do filme Real - o plano por trás da história
  • Ricardo Rihan, produtor do filme Real - o plano por trás da história
  • Sessão do filme Real - o plano por trás da história
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h