Jogos foram apresentados e testados pelos
alunos nesta quinta. Fotos: Daniel Pinheiro
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram neste semestre de uma atividade interdisciplinar com uma proposta singular: desenvolver jogos didáticos sobre temas abordados em sala de aula, nas disciplinas de Antropologia Política e Administração Pública I.
O desafio mobilizou turmas dos períodos matutino e noturno, coordenadas pelos professores Daniel Pinheiro e Jorge Braun, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
Atuando em equipes ou individualmente, os acadêmicos criaram 16 jogos de caráter educativo (veja lista abaixo), que foram apresentados em sala nesta quinta-feira, 1º.
Segundo professor Pinheiro, os jogos foram integralmente desenvolvidos pelos alunos, que receberam orientação e auxílio dos docentes somente no conteúdo metodológico e teórico.
Inovação
Este foi o segundo semestre seguido que a proposta foi posta em prática, com uma novidade: alguns jogos foram testados pelos estudantes durante ações em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis.
“A inovação, neste semestre, é que os alunos desenvolveram um protótipo e foram a campo testar. Assim, puderam aprimorar os jogos e interagir com o público. Com o uso de métodos antropológicos, puderam observar a interação dos participantes, as reações e aprimorar seus jogos”, afirma o professor Pinheiro.
Nas apresentações das versões finais, realizadas pela manhã e à noite, os alunos conheceram melhor o trabalho dos colegas, colocando os jogos em prática.
A intenção é aplicar futuramente os jogos - que podem ser disponibilizados aos interessados, mediante o consentimento das equipes e respeitada a propriedade intelectual - com públicos e em projetos diversos.
Os 16 jogos e seus criadores (Descrição com base nos relatórios dos alunos):
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DETETIVE DA CORRUPÇÃO (Cora Lima, Matheus Duarte e Natália Bempck): Inspirado no jogo Detetive, o objetivo é descobrir o local e autor do crime (como no original), em cenários customizados pelos alunos.
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CONSTRUÇÃO DE FLORIANÓPOLIS (Isabella Gevaerd, Isadora Schiefler, Júlia Wildner Cunha, Márcia Gomes Lacerda): Visa educar sobre as funções públicas e o comportamento político na gestão de uma cidade.
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GTA - GRANDES TRETAS ACONTECEM (Daniel Albiero, Raphael Barros, Andrei Colonetti, Rafael Carvalho e Felipe do Vale): Jogo de estratégia, baseado em acordos, alianças e traições, que representa a dinâmica do universo político e o emaranhado de conceitos que o cerca.
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QUAL É O CARGO? (Bárbara Ferrari, Carolina Cardoso, Maria Eduarda, Maria Júlia, Roberta Melo, Victoria Araújo): Jogo de memória, que visa ajudar no aprendizado das competências e funções de cada cargo de relevância no governo brasileiro, contribuindo para a formação cidadã.
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FÊNIX - O JOGO DO BUSÃO (Alessandra da Silva, Ayla Mafra, Beatriz Callegari, Luiza Moriggi, Patrícia Karla e Vinicius do Santos): Reedição de jogo feito no último semestre, tem por objetivo proporcionar aos jogadores a experiência de gerar e aprofundar conhecimentos no âmbito da administração pública, relacionados à prestação de serviço de transporte público.
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POLITIQUIM (André Manoel, Erick Lago, Matheus Pinho, Pedro Costa): Inspirado no jogo de cartas Munchkin, cria um cenário político cujo principal objetivo é a obtenção de votos.
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SUPER TRUNFO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Guilherme Granemann, Gustavo borges e Orly Gonçalves): Jogo de cartas inspirado no clássico "Super Trunfo", com foco em períodos da história brasileira, conceitos e instituições importantes para a gestão pública.
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QUEST - EDIÇÃO POLÍTICA (Sabrina Jiukoski e Gabriela Cidade): Baseado no jogo de perguntas e respostas com o mesmo nome, o objetivo é testar o conhecimento em temas da política e atualidades do cenário político.
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FURBICA NA PREFEITURA (Mariana Dutra): Reedição do mesmo jogo do semestre anterior, tem por objetivo analisar o atual momento político e refletir sobre as eleições, fomentando o conhecimento sobre a política e os processos eleitorais.
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OBSERVADOR POLÍTICO (Isabela Rodrigues, Letícia Macedo, Juliana Furtado e Mariana Silva): Visa ensinar e relembrar fatos e personagens da história política brasileira.
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VOLTA À ILHA (Ana Victoria Campigotto, Beatriz Brognoli, Caroline Evangelista, Lucas Meneghini e Jorge Cruz): Jogo de tabuleiro, onde o cenário é o mapa de Florianópolis, visa demonstrar a importância da escolha de modais de transporte alternativo na cidade.
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XEQUE-MATE POLÍTICO (Débora Cristina, Lucas Moro, Thaianny de Arruda, Marcela Leal): A partir de um tabuleiro tradicional de xadrez, traz peças temáticas da política, mostrando em um jogo clássico as relações de poder e autoridade entre cargos da política brasileira.
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MEGA SENHA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Douglas Neves, Flávia Kfuri, Franciele Rocha e Pâmela Vidio): Baseado no jogo conhecido pelo programa de TV, a edição de tabuleiro tem por objetivo analisar a percepção dos participantes quanto aos assuntos do tema política e administração.
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JOGO SUPER VOTO (André Vieira e Tamires da Silva): Jogo do tipo Super Trunfo, com cartas confeccionadas com base nos candidatos eleitos para assumir a Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis em 2017.
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OPERAÇÃO LAVA A JATO (Rinaldo Marcon e Vitor Celso): Idealizado para facilitar o entendimento das operações realizadas pela Justiça em parceria com a Polícia Federal no combate ao crime organizado, apresentando de forma divertida as operações e penas aplicadas aos envolvidos.
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PASSA OU REPASSA DA ANTROPOLOGIA (Cristiane Nilson, Émerson de Oliveira, Renan Petri): Baseado no clássico jogo da TV, esta edição contempla um conjunto de perguntas e respostas com tema da disciplina de Antropologia Política.
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EM BUSCA DE UM FANTASMA (Vera Aguilar): Jogo de cooperação, com conteúdo baseado no artigo "As populações de origem africana em Desterro, Florianópolis, de 1860 a 1888", do professor Paulino Cardoso.
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