Equipe desenvolveu aplicativo para alunos com necessidades
especiais. Foto: Divulgação
Os estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Ana Velasques e Guilherme Pasold fizeram parte da equipe que conquistou o segundo lugar no
Innova Startup Extreme. A competição, realizada em Joaçaba nos dias 8 e 9 de novembro, buscou fomentar a criação de
startups e a implementação de ideias inovadoras.
A dupla de estudantes do
Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo) fez parte da equipe do projeto "Lumi", um aplicativo de educação inclusiva que oferece atividades personalizadas para alunos com necessidades especiais com base em laudos especializados. Além de Ana e Guilherme, o time era composto por representantes de outras universidades e participantes sem vínculo a nenhuma instituição.
A estudante Ana Velasques enfatizou que "o projeto Lumi reflete o comprometimento dos estudantes em desenvolver novas tecnologias educacionais e aponta para o potencial da Udesc em fomentar pesquisas que buscam resolver desafios reais da educação inclusiva".
Já Guilherme Pasold destacou a importância da inovação e do desejo de solucionar problemas globais, afirmando que "a inovação e a vontade de solucionar problemas através de experiências como essa fazem com que os alunos se motivem e que a Udesc Meio-Oeste evolua e inspire. O segundo lugar no Innova Startup Extreme é apenas o primeiro passo de muita inovação que o centro pode trazer", afirmou.
Os estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Administração Pública da Udesc Meio-Oeste têm participado também de outros eventos relacionados à inovação, como o Level One (Florianópolis), o Reuni Challenge (Lages), o Inova Contestado Novos Trilhos (Caçador) e a Feira Desbravalley (Chapecó). Para a diretora de extensão e representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do centro de ensino, Ivoneti Ramos, “estes espaços permitem que se aproximem da inovação e de seus ecossistemas para além da sala de aula, complementando e potencializando a teoria e a prática”.
O diretor geral da Udesc Meio-Oeste, Mayco Morais Nunes, que acompanhou a equipe, aponta que a unidade está promovendo uma revolução nas estratégias de ensino-aprendizagem. Apoiamos nossos alunos em eventos que são feitos para aproximar os estudantes de problemas reais no seu futuro profissional”, salienta.
Além de Ana e Guilherme, os acadêmicos Gabriel Eleutério e Thiago Teles também representaram o centro na competição.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934