Alunos repassaram equipamentos para
a Ajidevi - Foto: Divulgação
Dois equipamentos desenvolvidos na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, foram doados à Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). Os protótipos foram criados por alunos do curso de Engenharia Elétrica a partir de demandas apresentadas pela entidade, e já estão sendo utilizados por crianças e adultos com deficiência visual.
A criação dos equipamentos teve início no ano passado. O primeiro protótipo desenvolvido é uma caixa iluminada que auxilia no processo de estimulação visual de crianças com baixa visão. A caixa é feita em madeira MDF com uma chapa de acrílico na parte superior. Dentro dela há um painel de LED de 18W que é acionado por um interruptor localizado ao lado da caixa. As crianças podem desenhar com uma folha A4 em cima da caixa ou então identificar desenhos e cores em lâminas aplicadas em cima da caixa por profissionais da Ajidevi.
O outro protótipo é um protetor de dedos feito com impressão 3D. A ideia é que o aparelho sirva como uma proteção para adultos deficientes visuais no manuseio de facas ao cortar alimentos. O equipamento possui orifícios para os dedos e uma placa que serve como guia para a faca.
Os alunos que criaram os equipamentos fazem parte do projeto Alcance, que busca encontrar soluções para auxiliar comunidades em situação de vulnerabilidade social, além de cultivar valores como responsabilidade social e cidadania entre os estudantes participantes.
O projeto integra o Programa de Educação Tutorial (PET) – Engenharia Elétrica, por meio do Programa Incluir com Ciência e Tecnologia, que é signatário do Movimento Nacional ODS-SC.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicação.cct@udesc.br