A estudante foi a única mulher na premiação na área de Produção Animal - Foto: Divulgação
A estudante Eveline Caterine Sandri, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu, durante a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, o prêmio Nicolau Athanassof, atribuído à melhor dissertação de mestrado, defendida e aprovada em 2015.
Com o tema Produção Animal para as Novas Gerações, o evento aconteceu em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 1º a 4 de agosto. Eveline foi premiada pela dissertação "Efeito de um Agonista dos Receptores Ativados por Proliferadores de Peroxissomo Gama (PPARγ) Sobre Os Efeitos Anti-Lipogênicos do Ácido Linoleico Conjugado (CLA) Trans-10,Cis-12 na Glândula Mamária de Ovelhas Lactantes".
Durante a pesquisa, a estudante avaliou a ação de dois componentes químicos na glândula mamária de ovelhas: Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e um agonista sintético dos Receptores Ativados por Proliferadores de Peroxissomo Gama (PPARγ). "A ideia desta pesquisa surgiu após a ida do meu orientador, professor Dimas Estrasulas de Oliveira, aos Estados Unidos, onde ele fazia pós-doutorado, trabalhando com regulação molecular da síntese de gordura do leite".
O resultado do trabalho de Eveline apontou que os dois elementos químicos modificam a gordura do leite, sem afetar o teor de lactose, a produção de leite e dos componentes. "Fui a única mulher a participar da premiação na área de Produção Animal. Que isso possa inspirar as novas gerações, assim como sugere o tema do evento".
Para o orientador, participar de um evento que envolve todos os cursos certificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é ter o trabalho da pós-graduação e do orientador reconhecidos. "Serve para mostrar aos alunos que há frutos quando se tem dedicação".
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130