Fabrício Garcia, o Manohead, foi convidado a ter uma mostra individual na 1ª Bienal Internacional da Caricatura, que ocorrerá no Rio de Janeiro. A exposição do aluno de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), intitulada "Manohead – Reflexos", será realizada no Centro Cultural Solar de Botafogo entre 3 de dezembro e 30 de janeiro.
Em sua primeira exposição individual, Manohead apresentará trabalhos atuais e também do início de sua carreira, com caricaturas de Marilyn Monroe, Sophia Loren, Heraclitus, Anthony Hopkins, Winston Churchill, Ariano Suassuna, entre outros.
Artistas como Manoel de Araújo Porto-Alegre, considerado pela bienal como o patrono da caricatura brasileira, Calixto Cordeiro, Cavalcante, Cau Gomez, Glen Batoca, Hermé, Zé Andrade e Alpino também terão mostras individuais.
O evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 30 mostras históricas e contemporâneas em vários estados brasileiros, além de debates, totalizando 40 programações.
"Receber um convite para ter uma exposição individual em um evento deste porte é uma honra sem tamanho. Santa Catarina é um estado com pouca tradição no humor em cenário nacional, poder representar meu estado e minha cidade será um privilégio. Este evento sem dúvidas ficará marcado na história", afirma Manohead.
Além da amostra, o artista participará da homenagem ao cartunista Mort Walker, que completa 90 anos em 2013. A 1ª Bienal Internacional da Caricatura é idealizada pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, também conhecido como Lúcio, com o apoio e a realização do Centro Cultural Justiça Federal, Museu Nacional de Belas Artes e de outras instituições culturais brasileiras.
Sobre o artista
Natural de Garopaba, Manohead tem em seu curículo mais de 30 prêmios nacionais e internacionais com apenas 28 anos. Começou a desenhar espelhando-se no irmão mais velho, mas foi só em 2007 que iniciou sua jornada em concursos.
Dentre seus prêmios e menções honrosas, estão o Prêmio Destaque do 20º Salão Universitário de Humor de Piracicaba; menção honrosa e Prêmio Júri Popular no 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba; prêmio do Salão Internacional de Desenho para Imprensa; primeiro lugar no 21º Salão Universitário de Humor de Piracicaba; menção honrosa no 3º Prêmio Ibema Gravura; e três trabalhos premiados no 3º Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário.
O acadêmico da Udesc Ceart tem, como referências principais, os artistas brasileiros Dalcio Machado, Fernandes, Batistão e Loredano. Em seu trabalho, costuma realizar estudos sobre as características físicas e até sobre a própria personalidade do "caricaturado".
"Eu tento colocar a caricatura não só na parte editorial, que são os eventos, mas no contexto artístico: vender o trabalho como obra de arte. As pessoas acabam olhando a caricatura com um trabalho secundário, mas ela tem todo um contexto por trás, que pode remeter muitas vezes a uma crítica", disse Manohead em entrevista para o
programa TVCom Tudo+, da TVCom, em 2012.
Leia mais:
30/8/2013 - Aluno de Artes Visuais da Udesc é premiado em concurso luso-brasileiro de cartum universitário
12/6/2013 - Aluno da Udesc é premiado no 21º Salão Universitário de Humor, em Piracicaba (SP)
3/4/2013 - Aluno de Artes Visuais da Udesc é premiado no Salão Internacional de Desenho para Imprensa
15/2/2013 - Acadêmico de Artes Visuais da Udesc participa de exposições em São Paulo
3/10/2012 - Aluno da Udesc conquista Prêmio Júri Popular no 39º Salão de Humor de Piracicaba
29/8/2012 - Aluno de Artes Visuais recebe menção honrosa no 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP)
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350