Gabriela realizou intercâmbio nacional por meio do programa
da Abruem. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal Gabriela
Qual a ligação entre Arquitetura e Teatro? Num primeiro olhar, pode parecer que as áreas não combinam, mas, para a estudante de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, Gabriela Torres, as duas ciências têm muito em comum. Foi durante um intercâmbio realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, São Paulo, que a jovem teve a oportunidade de criar um grupo de teatro e levar os resultados dessa experiência para sua formação como arquiteta.
A estudante do 8º período de Arquitetura e Urbanismo percebeu seu interesse pelo curso quando estava no primeiro ano do ensino médio, se preparando para prestar o vestibular como treineira (quem faz a prova como um teste). Ao pesquisar sobre as diferentes áreas de estudo, a jovem pôde recordar a época de infância. “Eu adorava receber panfletos de apartamentos no semáforo e passava horas analisando os cômodos e suas disposições. Quando brincava de boneca, passava mais tempo montando uma ‘casa’ para elas do que realmente brincando”, conta.
Mesmo já estando na faculdade e sabendo que o curso é mais do que brincadeira de criança, Gabriela reconhece a importância dessas memórias para sua formação. “Acredito que esses momentos da infância foram o ponto de partida que despertaram meu interesse inicial pela profissão”, pontua.
O contato com as Artes Cênicas foi uma paixão que começou na infância. Ainda nova, Gabriela participava de apresentações nas escolas em que estudou e sempre esteve ativa em grupos de teatro. Na Udesc Laguna, integrou o “Cutias em Cena”, projeto que desenvolve peças teatrais focadas na educação ambiental para serem apresentadas em escolas da cidade. “Essas experiências fortaleceram ainda mais meu vínculo com o teatro e a minha vontade de continuar explorando essa arte”, afirma a estudante.
No semestre em que estudou na Unesp, Gabriela cursou uma disciplina voltada à metodologias de projetos arquitetônicos. Ela conta que o professor propôs aos alunos que organizassem apresentações teatrais baseadas no conto “O Espelho”, de Machado de Assis. A experiência foi enriquecedora para a jovem e permitiu com que ela experimentasse vivências diferentes. “O teatro oferece uma liberdade de expressão que muitas vezes não se encontra na arquitetura tradicional, e essa liberdade nos permitiu explorar novas formas de comunicação e criatividade”, destaca.
De acordo com a estudante, a disciplina a incentivou a criar um grupo de teatro na Unesp, durante o intercâmbio. “Como eu já fazia teatro na Udesc, pensei: Por que não ter um grupo de teatro aqui na Unesp também?”, relembra. Conversando com outros alunos, descobriu que mais pessoas tinham interesse em participar. Com ajuda de um colega e dois professores da instituição, Gabriela iniciou o projeto, formou um grupo no Whatsapp e entregou panfletos de divulgação. Em pouco tempo, mais de 100 pessoas estavam participando, incluindo estudantes de outros cursos e servidores. Para ela, o projeto foi uma forma de “criar um espaço espontâneo de trocas, onde as pessoas possam se expressar livremente e encontrar um respiro através da arte”.
Mesmo tendo voltado para Laguna e não estando mais presente para participar do grupo, a estudante está satisfeita com o resultado. Seus planos agora são de estender o projeto e criar subgrupos especializados em figurino, cenário e outras tarefas. “Meu papel foi mais para dar um pontapé inicial, não estarei presente nos próximos semestres, mas o plano é montar espetáculos e expandir o grupo”, explica Gabriela.
Gabriela afirma que a experiência do intercâmbio a transformou e trouxe “novas formas de pensar, sentir e ver a vida”. Após o tempo que passou na Unesp, ela considera seguir também com a paixão pelas Artes Cênicas. “No início, eu via o Teatro apenas como um hobby, talvez por falta de incentivo para seguir isso como carreira. Hoje em dia, considero fazer uma faculdade de Artes Cênicas depois de me formar em Arquitetura”, relata.
Ainda sobre os planos futuros, a estudante pensa em utilizar conhecimentos adquiridos durante a mobilidade em seus próximos desafios. “Esse aprendizado foi extremamente enriquecedor e quero aplicá-lo nos meus próximos projetos na Udesc, especialmente no meu TCC”, conclui.
Podcast Intercâmbio
O intercâmbio de Gabriela na Unesp foi realizado por meio do Programa de Mobilidade Nacional da Abruem, em um convênio que a Udesc mantém com outras universidades estaduais do Brasil. No episódio 93 do Podcast Intercâmbio, a estudante comenta como foi o processo até chegar em Bauru e quais projetos participou na instituição além do grupo de teatro. Ouça no Spotify o episódio 93, com a Gabriela:
Acompanhe os episódios doPodcast Intercâmbio para conhecer experiências de colegas estudando no exterior ou mesmo aqui no Brasil, em universidades parceiras de excelência, por meio dos convênios de mobilidade estudantil da Udesc.
É possível ainda ouvir o podcast no site, no Spotify e emvários outros apps de áudio. O programa também é exibido na programação das três emissoras da Rádio Udesc FM (Florianópolis, Joinville e Lages) – que está disponível on-line.
No site do podcast você encontra ainda um mapa interativo com informações sobre todas as universidades conveniadas com a Udesc para intercâmbio, incluindo links para as entrevistas com quem estudou lá.
Siga o Instagram @intercambiopodcast. Os links para ouvir estão todos na bio.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Rafaela Azevedo*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
*estagiária de jornalismo sob supervisão da jornalista Tássia Becker
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.