Em 2018, o estudante Michee Mubikayi Kalala, aluno da sexta fase do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, conheceu haitianos recém-chegados ao Brasil que pretendiam viver no País, mas tinham dificuldade em entender e se expressar em português.
Natural do Congo, na África, Kalala vive há seis anos no Brasil e está bem familiarizado com as dificuldades enfrentadas por quem vem do exterior. Ele teve, então, a ideia de propor a criação de um curso de português para estrangeiros à Direção de Extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc.
Assim surgiu, em agosto de 2018, o projeto de extensão Língua Portuguesa para Estrangeiros. Criado em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que atualmente coordena a iniciativa, o curso já está na sua segunda edição.
Desenvolvimento profissional
O projeto tem, como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento profissional de imigrantes que chegam à cidade em busca de oportunidades.
As aulas são ministradas por Kalala, que fala português, inglês, francês e crioulo (idioma do Haiti), e pela professora de Língua Portuguesa Claudete Mazuco, vinculada à Prefeitura de Balneário Camboriú.
A edição deste ano tem duas turmas, nos níveis iniciante e intermediário, que dá continuidade aos conteúdos ministrados no ano passado. "No curso, não há somente haitianos, mas também argentinos, chilenos, venezuelanos, cubanos, dominicanos e uruguaios", afirma o estudante.
Iniciativa de impacto
Kalala conta que, na época em sugeriu o projeto, ele já lecionava, além de atuar como bolsista na Udesc Balneário Camboriú. "Eu dava aulas de Matemática e francês para a comunidade acadêmica”, relata.
Para a diretora de Extensão da unidade, Lindaura Maria Steffens, a parceria com a secretaria municipal de Educação é muito importante para o desenvolvimento de projetos voltados à educação, formação e inclusão social. "São iniciativas que têm grande impacto para a comunidade”, destaca a professora.
Mais informações
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (47) 3398-6482, das 13h30 às 18h30, e pelo e-mail dex.cesfi@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010