Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2019-14h34

Estudante congolês da Udesc Balneário Camboriú ensina português para imigrantes

Natural do Congo, Michee Kalala sugeriu criação de curso de extensão para estrangeiros - Foto: Divulgação

Em 2018, o estudante Michee Mubikayi Kalala, aluno da sexta fase do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, conheceu haitianos recém-chegados ao Brasil que pretendiam viver no País, mas tinham dificuldade em entender e se expressar em português.

Natural do Congo, na África, Kalala vive há seis anos no Brasil e está bem familiarizado com as dificuldades enfrentadas por quem vem do exterior. Ele teve, então, a ideia de propor a criação de um curso de português para estrangeiros à Direção de Extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc.

Assim surgiu, em agosto de 2018, o projeto de extensão Língua Portuguesa para Estrangeiros. Criado em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que atualmente coordena a iniciativa, o curso já está na sua segunda edição.

Desenvolvimento profissional

O projeto tem, como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento profissional de imigrantes que chegam à cidade em busca de oportunidades.

As aulas são ministradas por Kalala, que fala português, inglês, francês e crioulo (idioma do Haiti), e pela professora de Língua Portuguesa Claudete Mazuco, vinculada à Prefeitura de Balneário Camboriú.

A edição deste ano tem duas turmas, nos níveis iniciante e intermediário, que dá continuidade aos conteúdos ministrados no ano passado. "No curso, não há somente haitianos, mas também argentinos, chilenos, venezuelanos, cubanos, dominicanos e uruguaios", afirma o estudante.

Iniciativa de impacto

Kalala conta que, na época em sugeriu o projeto, ele já lecionava, além de atuar como bolsista na Udesc Balneário Camboriú. "Eu dava aulas de Matemática e francês para a comunidade acadêmica”, relata.

Para a diretora de Extensão da unidade, Lindaura Maria Steffens, a parceria com a secretaria municipal de Educação é muito importante para o desenvolvimento de projetos voltados à educação, formação e inclusão social. "São iniciativas que têm grande impacto para a comunidade”, destaca a professora.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (47) 3398-6482, das 13h30 às 18h30, e pelo e-mail dex.cesfi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Natural do Congo, Michee Kalala sugeriu criação de  curso de extensão na Udesc Balneário Camboriú  para ajudar estrangeiros
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.