TextoNovo projeto de Incubação de Negócios Inovadores terá amplo
espaço físico para acolher as empresas residentes selecionadas -
foto: Vitória Pocai/Udesc Esag
A
Esag Ventures, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que desde 2021 mantém uma
aceleradora de ideias de negócios, passa a contar agora também com uma
incubadora de startups. O novo projeto oferecerá uma residência de um ano para negócios inovadores – preferencialmente que já tenham passado pelo projeto de aceleração – com acesso a estrutura física, acompanhamento e direcionamento para as empresas residentes.
A Esag Ventures é um programa de ensino do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, em Florianópolis, e já conta com
seis startups aceleradas. As equipes interessadas em participar do novo projeto de Incubação de Negócios Inovadores devem ter entre seus membros pelo menos um estudante ou egresso dos cursos de Administração, Economia ou Administração Pública da Udesc Esag.
As inscrições de empresas estão abertas até esta terça, 21 de maio.
Acesse o edital e veja como se inscrever:
udesc.br/esag/ventures/incubadora
O projeto de Incubação de Novos Negócios prevê duas modalidades de residência (dedicada e compartilhada) para as empresas selecionadas. Nos dois casos, as equipes residentes terão acesso a estrutura física (espaço de trabalho, sala multimeios para reuniões e treinamentos, conexão de internet gratuita) e apoio da Esag Ventures no acompanhamento e direcionamento do negócio.
Serão selecionadas cinco empresas para a modalidade de Residência Dedicada. Elas poderão usar uma sala mobiliada, com quatro estações de trabalho, só para a empresa. Já a modalidade de Residência Compartilhada, para a qual serão selecionadas outras três empresas, prevê o uso de até duas estações de trabalho, em espaço de coworking.
Os projetos de aceleração e de incubação da Esag Ventures passam a ser complementares. “A incubação estende o suporte já prestado pela Esag Ventures ao empreendedorismo dos estudantes”, explica o coordenador do programa, professor Éverton Cancellier. “Agora, além de já apoiarmos a geração de ideias de negócio, com a aceleradora, acolheremos empresas em seu processo de desenvolvimento no mercado, com a incubadora”.
Novo espaço
As empresas selecionadas para a residência no projeto de incubação usarão o novo espaço físico da Esag Ventures, dentro da Udesc Esag, no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis. O espaço de 170 metros quadrados inclui as salas e postos de trabalho para as empresas, sala multimeios (com oito mesas, computador e TV) e um “ambiente de descompressão”, para os momentos de intervalo nas atividades.
O novo espaço da Esag Ventures (antigamente ocupado pelo Gabinete da Reitoria da Udesc, que se mudou para outro prédio) foi totalmente reformado e adaptado para o suporte às startups nos projetos de aceleração e de incubação. A reforma foi viabilizada com recursos da
Fundação Esag (Fesag), uma das apoiadoras do programa.
A Esag Ventures conta também com recursos da
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Saiba mais sobre a Esag Ventures:
udesc.br/esag/ventures
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br