Palestra "(Re)significar" reuniu professores e técnicos
para no Auditório Pinhão - Foto: Fabrício Camargo
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu na tarde da última terça-feira, 9, uma palestra sobre saúde mental pós-pandemia. O encontro reuniu professores e técnicos no Auditório Pinhão.
A palestra teve como tema "(Re)significar" e foi ministrada pela psicóloga Helen Karoliny Mezoni Heimfarth. O objetivo do encontro é reduzir e amenizar os impactos à saúde mental causados pelo isolamento social e pelas mudanças de rotina impostos pela pandemia.
Para a psicóloga, é preciso redobrar a atenção após esse período, uma vez que os problemas relacionados à saúde mental já existentes na sociedade foram intensificados. "Era estimado que 20% da população brasileira fosse vir a ter algum tipo de transtorno mental. A pandemia potencializou isso. Muitas pessoas já conviviam com transtornos, às vezes de forma silenciosa ou menos aguda, e com a pandemia todos estes transtornos foram acentuados", explica a psicóloga.
O evento é uma iniciativa da Direção de Extensão da Udesc Lages, juntamente com o Setor de Saúde. Segundo o diretor de Extensão, Rodrigo Terezo, a instituição detectou preocupação com a saúde mental dos servidores e inseriu a palestra no calendário de eventos. "Nós verificamos que, com a pandemia, a perda de colegas e entes queridos, nesses últimos anos, trouxeram alguns transtornos. Então, resolvemos abordar esta temática para que as pessoas possam entender um pouco melhor como a Covid-19 impactou nas nossas vidas", justifica o diretor.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130