Participantes analisaram dados sobre níveis locais de ensino - Foto: Poliana Reblin/Udesc Ibirama
O
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu professores e diretores de escolas municipais e estaduais da cidade e integrantes da Secretaria Municipal de Educação para mais uma etapa do projeto "
Articulação entre os níveis de ensino", em encontro realizado na segunda-feira, 17.
Com informações sobre o diagnóstico de todos os níveis de ensino do município, os participantes discutiram ações estratégicas, agentes a serem envolvidos na execução e uma agenda de trabalho do projeto da Udesc Ibirama para 2015.
"Podemos melhorar o que já fazemos de bom", disse a professora Margarida Filagrana, que atualmente é assistente técnico-pedagógica da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama.
O diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Marino Luiz Eyerkaufer, destaca que a universidade fomenta uma discussão que permite a construção coletiva, pois "inclui todos os interessados na educação, como pais, professores, diretores, empresários e representantes de organizações".
O projeto da Udesc Ibirama busca analisar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de todos os níveis de formação e, a partir do diagnóstico, discutir ações estratégicas, atribuindo responsáveis para sua implementação.
"Sabemos que a efetiva implementação das ações vai depender de agentes públicos. No entanto, a proposição de alternativas deve ocorrer independentemente de alguma impossibilidade nessa implementação", ressaltou Eyerkaufer. O próximo encontro do grupo está previsto para fevereiro.
Falta de articulação no Brasil
O projeto da Udesc Ibirama aponta a falta de articulação entre os níveis de ensino como uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos.
Em função disso, os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino, com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.
Segundo o projeto, é consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação e a competição entre as instituições.
Leia mais:
23/10/2014 - Escola estadual adota modelo de projeto da Udesc Ibirama para reduzir deficiências de aprendizagem
15/10/2014 - Projeto da Udesc Ibirama quer reduzir deficiências de aprendizagem de ingressantes do ensino superior
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143