Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2014-17h38

Encontro com escolas na Udesc Ibirama discute ações estratégicas de educação para município

Participantes analisaram dados sobre níveis locais de ensino - Foto: Poliana Reblin/Udesc Ibirama

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu professores e diretores de escolas municipais e estaduais da cidade e integrantes da Secretaria Municipal de Educação para mais uma etapa do projeto "Articulação entre os níveis de ensino", em encontro realizado na segunda-feira, 17.

Com informações sobre o diagnóstico de todos os níveis de ensino do município, os participantes discutiram ações estratégicas, agentes a serem envolvidos na execução e uma agenda de trabalho do projeto da Udesc Ibirama para 2015.

"Podemos melhorar o que já fazemos de bom", disse a professora Margarida Filagrana, que atualmente é assistente técnico-pedagógica da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama.

O diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Marino Luiz Eyerkaufer, destaca que a universidade fomenta uma discussão que permite a construção coletiva, pois "inclui todos os interessados na educação, como pais, professores, diretores, empresários e representantes de organizações".

O projeto da Udesc Ibirama busca analisar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de todos os níveis de formação e, a partir do diagnóstico, discutir ações estratégicas, atribuindo responsáveis para sua implementação.

"Sabemos que a efetiva implementação das ações vai depender de agentes públicos. No entanto, a proposição de alternativas deve ocorrer independentemente de alguma impossibilidade nessa implementação", ressaltou Eyerkaufer. O próximo encontro do grupo está previsto para fevereiro.

Falta de articulação no Brasil

O projeto da Udesc Ibirama aponta a falta de articulação entre os níveis de ensino como uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos.

Em função disso, os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino, com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.

Segundo o projeto, é consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação e a competição entre as instituições.

Leia mais:

23/10/2014 - Escola estadual adota modelo de projeto da Udesc Ibirama para reduzir deficiências de aprendizagem

15/10/2014 - Projeto da Udesc Ibirama quer reduzir deficiências de aprendizagem de ingressantes do ensino superior

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.