Carta de Laguna foi redigida em assembleia durante
encontro de EJs da Udesc - Fotos: Divulgação
Representantes de empresas juniores (EJs) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entregaram à gestão da Reitoria um documento redigido em assembleia, a
Carta da Laguna, feita durante o 1º Encontro de Empresas Juniores da Udesc (Eejudesc), que ocorreu em setembro, no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres).
Acesse a carta.
Com sugestões sobre resoluções e possibilidades de atuação das EJs na universidade, a carta foi entregue ao reitor, Dilmar Baretta, nesta terça-feira, 10, durante reunião em Florianópolis.
Participaram da entrega formal quatro acadêmicos ligados ao Movimento Empresa Júnior (MEJ) na universidade: Pablo Rodrigues, Maria Augusta Diogo Moreira dos Santos, Camila Vieira Hilleshein e José Junior Fracaro; além do coordenador de Extensão, Eduardo Jara.
Maria Augusta integra a Esag Jr, e Pablo, o Inkuba Kids, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Camila faz parte do Movimento Estudantil, do Centro de Educação a Distância (Cead), e José Junior Fracaro, do Absa Geo, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
Carta de Laguna
O documento feito pelos estudantes apresenta um histórico das ações do MEJ na Udesc; um levantamento das resoluções internas da universidade, com sugestões para atualização e nova redação de pontos específicos, e de leis federais que normatizam a constituição de empresas juniores em instituições de ensino superior; além de possibilidades para atuação das EJs na instituição.
Algumas questões incluídas na Carta da Laguna são: o incentivo à criação de novas empresas juniores nos centros da Udesc; a possibilidade de incluir técnicos com nível superior como tutores de EJs; a criação de uma comissão específica de EJs para integração entre os centros; maior levantamento de dados sobre as EJs na instituição; a inclusão da Udesc no Ranking de Universidades Empreendedoras, da Brasil Júnior; e contrapartidas sociais do MEJ na Udesc.
Grupo de trabalho
O reitor, Dilmar Baretta, parabenizou o movimento pela realização do primeiro encontro da área na universidade e se comprometeu a apoiar ações propostas no documento, como a criação de um grupo de trabalho, com representantes das EJs, professores e técnicos, para atualizar resoluções relativas à área na Udesc.
Para o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, “a construção coletiva das ações do MEJ na Udesc, envolvendo acadêmicos, professores, técnicos e Reitoria, mostra que as empresas juniores estão avançando em um espaço importante de protagonismo e visibilidade dos impactos da universidade na sociedade”.
Para a representação estudantil, os próximos passos serão a formalização da Comissão de Apoio às Empresas Juniores da Udesc e a entrega do documento aos candidatos à Reitoria, dentre outras ações para avançar nos pontos estabelecidos na Carta da Laguna.
Encontro em Laguna
O 1º Eejudesc ocorreu entre 28 e 29 de setembro, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e estudantes dos 13 centros da universidade e também do MEJ.
Estiveram presentes acadêmicos das seguintes empresas juniores já constituídas na instituição: PotenciAgroJúnior (CAV), Alquimia (CEO), Atrium Engenharia Jr. (CCT), CAV Florestal Jr. (CAV), Esag Jr. (Esag), iDealize Jr (Ceres), Inventório (Ceart), Konvex Jr. (CCT), Petrojunior (Cesfi), Projeta Ambiental Jr. (CAV), Smart Consultoria Jr. (CCT) e Zootec Jr. (CEO).
Também participaram alunos de EJs que estão sendo incubadas ou em formação: Inova Foz (Cesfi), Absa Geo (Faed), Inkuba Kids (Esag) e Movimento Estudantil (Cead).
Estiveram presentes, ainda, representantes do Ceavi e do Ceplan, que estão trabalhando para reorganizar e reativar EJs, e do Cesmo, que enviou quatro alunos da primeira turma de Sistemas de Informação.
Saiba mais sobre as EJs da Udesc no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009