Equipe da Esag Jr. no encontro para revisão do
planejamento estratégico em dezembro.
Foto: Divulgação
A empresa júnior de consultoria em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Esag Jr., registrou pela segunda vez seguida um crescimento de 25% em seu faturamento anual.
Pelos números divulgados, a empresa faturou cerca de R$ 176 mil em 2016 – no ano anterior, foram quase R$ 144 mil – e realizou 25 projetos, seis a mais do que em 2015.
"Alcançamos nossa meta para o período e cumprimos a expectativa de continuar crescendo, sem perder a qualidade", comemora o acadêmico Otávio Pacheco, diretor de Marketing da Esag Jr., destacando a avaliação média de 9,5 por projeto (de um total de 10) obtida junta aos clientes.
Formada por estudantes do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, a empresa presta consultoria em quatro áreas: financeira, gente e gestão, marketing e novos negócios.
Organizações de diversos portes
Seguindo uma tendência do setor apurada pela Associação Brasileira dos Consultores (ABCO), grande parte de sua clientela é composta por micro e pequenos empresas, mas ela atende organizações de diversos portes – tanto que, entre as principais realizações da Esag Jr. em 2016, destacam-se projetos para organizações como a Softplan e o Baía Sul Medical Center.
Segundo Otávio, algumas mudanças contribuíram para que a empresa atingisse a meta, como a reestruturação do modelo de governança e os projetos internos, iniciados em 2015, que visaram maximizar o conhecimento dos integrantes sobre o mercado de atuação.
Uma das empresas juniores mais antigas de Santa Catarina, fundada em 1993, a Esag Jr. recruta talentos para oferecer consultoria sob orientação dos professores do centro de ensino. Desde sua fundação, já mobilizou mais de 700 participantes e realizou mais de 275 projetos, contando atualmente com 39 membros.
Reinvestimento
Todos os recursos arrecadados são aplicados na própria empresa e no aperfeiçoamento dos futuros profissionais, na forma de capacitação, com participações em eventos, treinamentos e cursos. Em 2016, foram reinvestidos cerca de R$ 111 mil em treinamentos e participação de eventos para seus integrantes.
Um dos eventos que marcou o ano foi a Conferência Mundial de Empresas Juniores, o JEWC, que reuniu em Florianópolis cerca de 3,3 mil participantes, de mais de quinze países.
Na ocasião, a Esag Jr. foi uma das três empresas juniores escolhidas para apresentar um estudo de caso durante a sessão plenária – o case relatado foi "Organizar, agir e crescer: o papel do empresário júnior no progresso das Micro e Pequenas Empresas", com foco no Projeto Ganache, desenvolvido para uma fabricante de doces de Santo Amaro da Imperatriz.
Meta ambiciosa
Segundo Otávio, a expectativa para 2017 é de um salto ainda maior: a nova meta é faturar R$ 250 mil, com a realização de até 35 projetos.
Saiba mais sobre a empresa pelo site
www.esagjr.com.br ou pela
página no Facebook.
Leia mais:
08/11/2016 - Alunos da Udesc participam de evento em São Paulo promovido pela confederação de empresas juniores
04/02/2016 - Empresa júnior de consultoria em Administração da Udesc supera metas em 2015
21/07/2016 - Udesc marca presença na abertura da Conferência Mundial de Empresas Juniores, na Capital
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281