Marilene falou com a diretora-geral, Vera Marques, e
gravou depoimento - Fotos: Ernani Lima/Lia Marciano
Natural de Alfredo Wagner, Marilene José se formou em 2006 pelo curso de Licenciatura em Pedagogia EAD, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sem nunca ter conhecido a sede da instituição em Florianópolis.
Até abril deste ano, quando a egressa, que atualmente cursa mestrado na Universidade Tecnológica Intercontinental (Utic), no Paraguai, veio à capital catarinense e visitou o campus no Bairro Itacorubi com a ideia inicial de tirar fotos.
Um encontro casual com o professor Alfredo Balduíno Santos, em frente ao prédio, acabou levando-a por um tour completo pelo centro de ensino, onde conheceu a diretora-geral, Vera Marques.
Depois, foi recebida pela equipe da Assessoria de Comunicação para gravar um breve depoimento para o Portal do Egresso do centro de ensino, publicado no Instagram e no YouTube. A entrevista foi produzida, gravada e editada pelos estagiários Ernani Santos Lima e Lia Heck Marciano. Confira o depoimento.
Trajetória
Filha de agricultores, Marilene fez parte de uma das primeiras turmas do curso de Pedagogia EAD da Udesc Cead. Ela ingressou em 2002, três anos depois de concluir o ensino médio pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) em Ituporanga.
O mestrado na Utic foi iniciado após concluir outras formações e pós-graduações nas áreas de Educação Infantil e Educação Especial. Em seu período na licenciatura EAD, atuou por dois anos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alfredo Wagner.
Oportunidade
No depoimento, Marilene conta que, no início da graduação, custou a acreditar que estava na universidade. "Parecia que não era a minha realidade. A Udesc foi a única universidade que conheço que levou a educação a distância para o Estado inteiro".
Ela destaca não teria construído a mesma trajetória se não fosse a Udesc e que sua história é comum a muitos colegas. "A Udesc modificou a vida de muitos professores. Graças a ela, muitos deram continuidade aos seus estudos. Existem muitas, muitas Marilenes por aí", conclui.
Cerca de 20 mil egressos
A Udesc já formou cerca de 20 mil licenciandos em Pedagogia pela modalidade EAD - antes da implementação do centro, em 2002, a oferta ocorreu por meio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
O curso atualmente tem como objetivo "proporcionar a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase no uso das tecnologias da informação e da comunicação, numa perspectiva crítico-social que subsidie atuações transformadoras com vistas à melhoria do sistema educacional brasileiro".
A universidade estadual oferta ainda, na modalidade EAD, a graduação em Biblioteconomia, por meio da Udesc Faed; e já ministrou os cursos de Administração Pública EAD, pela Udesc Esag, e Licenciatura em Informática, pela Udesc Cead.
Cerca de 1,3 mil alunos
Ao todo, os cinco cursos da Udesc Cead em atividade contemplam uma comunidade acadêmica de cerca de 1,3 mil estudantes, distribuídos em 20 polos de apoio presencial em municípios catarinenses (na graduação) e em diversos Estados do País (na pós-graduação).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.