Luiz Flávio do Nascimento apresentou e-pôster
sobre tripanossomose bovina - Foto: Divulgação
O doutorando Luiz Flávio Nepomuceno do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, expôs um trabalho no 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e 26º Congresso Brasileiro de Parasitologia.
Os eventos aconteceram em Belo Horizonte - MG, de 28 a 31 de julho. O estudante apresentou, em forma de e-pôster, resultados de pesquisas sobre tripanossomose bovina, orientadas pelo professor Luiz Claudio Miletti.
O doutorando relata que a doença tem ocorrência global e o agente de maior relevância para bovinos é o Trypanosoma vivax. A doença foi registrada pela primeira vez no Brasil, em 1972, e recentemente, tem sido reportada em todo território nacional através de surtos, acometendo tanto bovinos leiteiros quanto bovinos de corte, causando grandes prejuízos aos pecuaristas.
Possui sinais clínicos como anemia, anorexia, apatia, emagrecimento progressivo, aborto, infertilidade e morte. "Por se tratar de uma doença que por muito tempo vinha sendo negligenciada, essa enfermidade se tornou um grave problema", relata o estudante.
Entre os resultados obtidos no estudo, está a caracterização das alterações bioquímicas séricas de bovinos infectados por Trypanosoma vivax. "Foi muito gratificante levar nossos resultados e mostrar a importância dos nossos estudos para a Medicina Veterinária", diz o doutorando.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130