Doutorando Eduardo Bonci Cavalca defendeu tese "Estratégia de controle preditivo
baseado em modelo para motor de indução" - Fotos: Laura Bona Moll
A primeira defesa de tese do Doutorado em Engenharia Elétrica do
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi realizada na última quinta-feira, 17. O doutorando Eduardo Bonci Cavalca apresentou a pesquisa "Estratégia de controle preditivo baseado em modelo para motor de indução".
Conforme o professor Ademir Nied, ex-coordenador e idealizador do curso, essa defesa tem uma grande importância para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL), para o Departamento de Engenharia Elétrica, para o centro e para a Udesc por ser o primeiro resultado concreto de uma trajetória que iniciou com a abertura do curso de Mestrado em Automação Industrial, em 1996, mas cujo alvo principal apontava para um futuro curso de doutorado.
"Foram pouco mais de 20 anos para tornar este sonho realidade. Sem dúvida, foi o esforço de muitos que tornou possível alcançarmos este objetivo: podermos formar doutores em Engenharia Elétrica. Para a Udesc e para o nosso país, é inegável a importância de um curso de doutorado como catalisador de inovação e formador de recursos humanos de alto nível. Esta defesa também atesta que o Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc está cumprindo plenamente o seu papel, formando engenheiros eletricistas, mestres e doutores em Engenharia Elétrica", afirmou Nied.
Sobre o curso
O Doutorado em Engenharia Elétrica da Udesc Joinville teve início em 5 de agosto de 2013. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que também conta o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional.
Atualmente, o doutorado tem 31 alunos regulares e 15 especiais. O curso possui o conceito 4 atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Vinte e dois professores fazem parte do colegiado e orientam os acadêmicos nas linhas de pesquisa Controle e Instrumentação e Processamento de Energia Elétrica, dentro da área de concentração Sistemas Eletroeletrônicos.
O curso é totalmente gratuito e ainda existe a possibilidade de obtenção de bolsa para alunos em regime de estudo integral. Doze bolsas são concedidas pela Capes e pela própria Udesc no valor de R$ 2,2 mil.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no
site, pelo e-mail
ppgeel.cct@udesc.br e pelo telefone 3481-7860.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930