Laís em vídeo de 2018 falando sobre o projeto de pesquisa que
resultou na tese de doutorado premiada pela Capes - Reprodução
A pesquisadora Laís Silveira Santos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi a vencedora do 15º Prêmio Capes de Tese na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. O resultado do prêmio anual, inédito para um programa da Udesc, foi publicado nesta quinta-feira, 1º, no Diário Oficial da União.
A autora se dedicou ao estudo dos dilemas morais. São situações em que os gestores precisam escolher entre duas ou mais alternativas para tomar uma decisão ética. Só é possível escolher uma alternativa e essa escolha anula a possibilidade de realizar as outras. O objetivo foi entender como esses dilemas morais são decididos na gestão de riscos e desastres no Estado, em casos como o Furacão Catarina e as cheias do Vale do Itajaí de 2008.
O estudo concluiu que o reconhecimento e a compreensão de dilemas morais e do contexto em que surgem as decisões éticas podem dar boas pistas para formular melhores práticas de gestão pública. É possível assim analisar as questões morais por mais de uma perspectiva e caminho de ação, além de formar agentes públicos moralmente competentes e responsáveis.
Inédito
Esta é a primeira vez que um programa de pós-graduação da Udesc produz uma tese vencedora do Prêmio Capes. E a conquista veio de um programa novo (criado em 2015), por uma doutoranda ainda da primeira turma do Doutorado em Administração. Laís Santos também é graduada pela Udesc Esag, numa das primeiras turmas de Administração Pública, e sua tese de doutorado foi a terceira a ser defendida no programa.
“Após um ano da defesa da tese, além da alegria pelo reconhecimento de quatro anos de dedicação, o recebimento deste prêmio reforça a importância do debate e pesquisa sobre a ética na Administração Pública”, afirma Laís. “E o quanto ainda precisamos de mais trabalhos que se dediquem a fazer a ponte entre teoria e prática de problemas reais da nossa sociedade”.
Saiba mais sobre a tese assistindo ao vídeo da defesa - 23 de outubro de 2019:
Menções honrosas
Outras duas teses defendidas na Udesc receberam menções honrosas, nas áreas de Artes e de Educação. Além disso, a tese vencedora na área de Design teve a orientação de uma professora da universidade.
Márcia Luzia dos Santos, do Doutorado em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, também recebeu menção honrosa pela tese “formação continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis: financeirização da educação básica e a (con)formação docente”, orientada pela professora Mariléia Maria da Silva.
O Prêmio Capes na área de Arquitetura, Urbanismo e Design foi para Rosimeri Franck Pichler, do Doutorado em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A tese “User-Capacity Toolkit – conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de tecnologia assistiva”, foi orientada pela professora Giselle Merino, do Departamento de Design da Udesc Ceart.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Capes, Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e Instituto Serrapilheira. São premiadas cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. Entre os critérios de seleção estão originalidade, caráter inovador do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.
Os autores das teses selecionadas de cada uma das áreas de avaliação recebem uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional. E os orientadores, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. No caso da área de Educação, os autores das teses vencedoras da área ou menções honrosas também recebem prêmios da Fundação Carlos Chagas.
Grande Prêmio
Há ainda o Grande Prêmio, para o melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. Os orientadores receberão R$ 9 mil para participação em congresso internacional e os autores ganharão uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional. O resultado sai em dezembro.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicação.esag@udesc.br
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.