Premiação reconhece pesquisadores e profissionais de comunicação.
Professores Célio Teodorico dos Santos e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Fotos: arquivo pessoal
Dois professores do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) estão entre os cinco pesquisadores indicados pela Udesc à seleção estadual de candidaturas ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) Professor Ennio Candotti – edição 2024. Essa etapa da premiação é organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os profissionais que forem selecionados vão representar Santa Catarina na fase nacional do prêmio, que busca reconhecer as melhores práticas e inovações nas áreas de pesquisa e comunicação científica.
Na
categoria “Pesquisador Destaque”, subcategoria Ciências Humanas, a universidade indicou a professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. Docente titular do Departamento de Artes Visuais, atuando ao longo de sua carreira na graduação e na pós-graduação (PPGAV, Prof-Artes e PPGE), atualmente coordena o Museu da Escola Catarinense (Mesc). A docente tem vasta experiência na área de Educação na Interface com a Arte, com ênfase na formação de professores, no ensino de artes e na Pedagogia Histórico-crítica. É autora de diversas publicações voltadas ao público das licenciaturas em Artes Visuais e lidera o Grupo de Pesquisa “Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos”.
A docente atua como coordenadora do projeto de pesquisa em rede “Observatório da formação de professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”, criado em 2011 e que inclui 12 universidades e institutos federais no Brasil e dois na Argentina. Também coordena o projeto “Espaços Expositivos de Arte Contemporânea, Diálogos com Ambientes Virtuais de Formação (Etapa Internacional)”, que conta com o fomento da Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 e já disponibilizou cinco bolsas internacionais (três para Portugal e três para a Argentina).
Na Udesc Ceart, Maria Cristina foi diretora-geral entre 2017 e 2021. Além disso, já esteve à frente como coordenadora do PPGAV (2011-2014), do Pibid Interdisciplinar da Udesc (2014-2017), do sub-projeto Artes Residência Pedagógica (2020-2022) e do projeto de Residência em Artes (2022-2024), do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - Life/Ceart/Udesc (2013-2024) e do Programa de Pós-Graduação Prof-Artes (2022-2024).
A professora conta que ficou muito contente com o reconhecimento e espera que outros colegas também fiquem estimulados a participar de premiações como essa. “É sempre bom ser valorizada. Tenho uma trajetória de 29 anos como professora da Udesc. Fico bem feliz e acho que mais pessoas deveriam se inscrever nesses prêmios, pois é um reconhecimento de uma trajetória que às vezes fica escondida. É uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho de uma vida”, destaca. Ela conta que preparou um memorial para concorrer à premiação.
Na
categoria “Pesquisador Inovador”, subcategoria inovação para o setor empresarial, está a indicação do designer, professor e Chefe do Departamento de Design, Célio Teodorico dos Santos. Nos anos 1984, o docente integrou a equipe do Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial criado pelo CNPq, com o intuito de diminuir a distância entre as universidades e a indústria brasileira. Recebeu vários prêmios significativos no Campo do Design, tais como Museu da Casa Brasileira, Idea Brasil, Catarina Design, CNI, entre outros.
Além disso, Célio possui uma obra no acervo permanente do Museu Oscar Niemeyer. É um dos fundadores da Studio 566 Design, atendendo diversas empresas no desenvolvimento de produtos e projetos. Na universidade, atua na graduação e na pós-graduação em Design e Moda e coordena o Laboratório de Pesquisas em Design de Interações (LPDI).
“Acredito que a indicação veio pelo conjunto de minha trajetória, considerando o impacto da atuação em empresas de diversos segmentos e portes, tendo desenvolvido mais de 400 projetos”, conta o professor. “Nesse caminho tenho uma patente requerida em 2022 de um sistema para tratamento de água com fonte geradora de ozônio”, complementa.
Saiba mais sobre o prêmio
Com o objetivo de promover a integração entre os pesquisadores e profissionais de comunicação de diferentes estados, o Prêmio Confap de CTI também tem como missão dar visibilidade às contribuições dos profissionais de Santa Catarina para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. O prêmio conta com três categorias principais: “Pesquisador(a) Destaque”, “Pesquisador(a) Inovador(a)” e “Profissional de Comunicação”.
O resultado dos finalistas será divulgado até esta sexta-feira, 20, com a expectativa de que os selecionados estaduais participem da etapa nacional do prêmio. O edital e mais informações podem ser conferidas
nesta página.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350