Pesquisa de Klein apresenta modelo de como redes de
regulação e controle são criadas - Fotos: Divulgação
O professor
Vitor Klein, do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, apresentou um artigo científico no
35º Colóquio do Grupo Europeu de Estudos Organizacionais (Egos).
Realizado de 4 a 6 de julho, na Universidade de Edimburgo, na Escócia, com o tema "Iluminando o futuro: o desafio para as organizações", o evento reuniu especialistas em gestão de riscos nas áreas de saúde, segurança, operacional e organizacional.
Docente do
Departamento de Governança Pública da Udesc Balneário Cambroiú, Klein apresentou o estudo "Risco não é suficiente, benefícios importam: Formação de rede para a regulação e o controle de exposições à radiação em procedimentos médicos".
O pesquisador integrou a programação de um dos 72 subtemas que orientaram os debates "Iluminando o futuro através do trabalho de risco", cujas apresentações ocorreram no dia 5.
O artigo mostra as inovações da Diretoria de Vigilância Sanitária de SC na regulação e no controle dos riscos de exposição às radiações ionizantes, provenientes dos procedimentos de radiologia diagnóstica e intervencionista.
Mobilização em rede
Analisando um período de dez anos, de 2008 a 2018, o estudo demonstra que a regulação e o controle dos riscos das radiações médicas demandaram a mobilização gradual de uma rede de atores, práticas e artefatos.
Segundo o professor, ao longo desse processo, os agentes reguladores tiveram que superar uma série de riscos de dissociação da rede para alcançar a estabilização de novas formas de regulação e controle. Os esforços da agência culminaram na criação do
Sistema de Informação Estadual de Radiações Ionizantes (Sieri).
"Com base no estudo de caso, o artigo apresenta um modelo de como redes de regulação e controle são criadas e estabilizadas", afirma o professor.
Mais informações
Klein tem graduação em Administração pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pelo
Centro de Ciências Socioeconômicas e da Administração (Esag) e doutorado em Controle, Gestão de Riscos e Organizações pela Universidade de Helmut Schmidt, na Alemanha.
Com membros de mais de 60 países, o Egos é uma associação acadêmica que visa promover o avanço teórico e empírico do conhecimento sobre as organizações e os contextos em que atuam. Os colóquios são realizados anualmente, em julho: os próximos serão em Hamburgo, na Alemanha, em 2020, e em Amsterdã, na Holanda, em 2021.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
vitor.klein@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010