Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2024-17h58

Docência voluntária: aposentadoria não precisa significar fim do trabalho acadêmico na Udesc

Por meio de programa, professores aposentados têm a chance de voltar a dar aulas e orientar estudantes na pós-graduação

Professores aposentados pela Udesc Ceart, hoje Regina e Sérgio atuam como voluntários no PPGMUS. Fotos: arquivo pessoal
Enquanto para muitos a aposentadoria possa significar um ponto final nas atividades profissionais, para outros essa é uma possibilidade de poder continuar exercendo seu ofício pelo simples prazer de trabalhar. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece aos docentes que já estão aposentados a chance de poder voltar ao ambiente acadêmico nos cursos de mestrado e doutorado por meio do Programa Professor Voluntário da Pós-Graduação.

"É uma oportunidade de continuar fazendo pesquisa e contribuir para a formação de novos professores”, conta Regina Finck Schambeck, docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS). Ela se aposentou em 2022, depois de 21 anos como professora do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

Conforme regulamento do programa (Resolução Consuni 055/2009), os docentes que desejam atuar nos PPGs como voluntários após a aposentadoria devem, prioritariamente, ser doutores aposentados pela Udesc ou outra instituição, com currículo altamente qualificado e produção intelectual relevante em sua área. Além de orientar projetos de alunos, os voluntários também podem ministrar disciplinas periodicamente, atuando nas salas de aulas, entre outras atividades da pós-graduação. Atualmente, a Udesc Ceart conta com quatro docentes voluntários.

"Eu tenho o maior gosto de continuar esse trabalho, pois ao longo da minha vida acumulei um conjunto de experiências de forma que não faria sentido me aposentar e não fazer mais nada disso", compartilha o professor Sérgio Luiz Figueiredo, que também atua no PPGMUS. Docente voluntário desde 2018, após a aposentadoria ele também já contribuiu com os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e com o Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da Udesc. 

Conheça mais sobre as experiências dos dois professores na Udesc Ceart: 

Regina Finck Schambeck 

Em 1996, Regina iniciou seu trabalho na Udesc Ceart como professora substituta do Departamento de Música (DMU), até ser aprovada em concurso público em 2001, quando foi efetivada como docente na área de Educação Musical. No tempo em que esteve na ativa, além de atuar na formação de professores, também participou de atividades de pesquisa e extensão, publicando periódicos científicos e fazendo parte de projetos como o Coral Infanto Juvenil e Musicalização de Crianças – atividades vinculadas ao Programa Música e Educação (MUSE).

Regina encontrou no programa de docência voluntária um meio de continuar contribuindo para o fortalecimento do campo de ensino das artes e da educação musical e poder auxiliar estudantes da pós-graduação a realizarem suas pesquisas de dissertação e tese. "As trocas com os alunos são muito ricas e nos ajudam a olhar a nossa própria trajetória com orgulho. Compartilhá-la com os estudantes me faz alinhar novas perspectivas e organizar novos conhecimentos. É um caminho sem fim”, conta Regina.

Sérgio Luiz Figueiredo
"Eu me aposentei com 42 anos de serviço, 26 deles apenas na Udesc”, conta Sérgio, que iniciou sua carreira acadêmica em São Paulo e veio para Florianópolis para ajudar a formar os cursos de pós-graduação do Departamento de Música. Ele continuou com as atividades na pós-graduação motivado por poder continuar orientando alunos que o haviam escolhido para auxiliar em suas pesquisas. ''É um trabalho voluntário, porque eu desejo estar aqui”, afirma, lembrando do seu compromisso com esses alunos que iniciaram o processo de orientação com ele e só depois de sua aposentadoria concluiriam o curso.

Sérgio confessa sentir menos pressão sendo docente voluntário, já que não precisa atender às mesmas demandas de um professor na ativa, que está sempre em sala de aula. Porém, ele conta que ainda faz muitas coisas. “Sou membro de comitê, coordeno grupos de pesquisa. A vida acadêmica não para”, relata. Segundo o professor, essa é uma dinâmica que favorece a universidade, pois permite que a instituição conte com a presença de mais pessoas qualificadas que podem contribuir com a pós-graduação. “Eu sempre tive em mente que iria me aposentar, mas não ia parar”, diz, contente em poder continuar colaborando para a formação de novos profissionais.

Confira mais informações sobre o Programa Professor Voluntário da Pós-Graduação nesta página.

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Matheus Alves, estagiário de Jornalismo, com colaboração e supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h