Painéis ficarão expostos de forma permanente - Fotos: Mirella Guedes/Ascom Udesc Lages
Mais de 30 painéis com imagens de diferentes tipos de solos brasileiros são objeto de uma exposição no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.
A exposição é coordenada pelo professor Jaime de Almeida e faz parte do projeto "Coleção de fotos de solos do Brasil", do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages. A mostra é permanente está localizada no prédio da Agronomia.
De acordo com Almeida, a ideia é que o material sirva de apoio didático para aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação e para a comunidade. "Os painéis estão expostos, permanentemente, para que todos possam conhecer um pouco mais sobre a diversidade de solos".
O material faz parte de um acervo que está no livro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Solos), do qual Almeida é coautor.
Além de fotos, o acervo possui textos explicativos sobre características, subdivisões de classe, potencial, limitações de uso agrícola e expressão territorial de solos de diversas regiões. Segundo o professor, no Brasil, há mais de mil tipos de solos catalogados.
Para catalogar e conhecer solos, a cada dois anos, professores e estudantes do curso de Agronomia da Udesc Lages participam de viagens de estudo. "Os acadêmicos fazem a coleta e o material é enviado para o Rio de Janeiro, onde são feitas as classificações", explica Almeida.
A Udesc Lages também possui o Museu dos Solos, aberto à visitação do público externo, mediante agendamento. No museu, são desenvolvidas atividades, principalmente com crianças de escolas públicas e particulares, que podem conhecer e manusear diferentes tipos de solos.
Leia mais:
02/12/2015 - Udesc Lages promoverá palestra nesta sexta em comemoração ao Dia Mundial do Solo
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130/ 2101-9130