Estudo usou dados de prova prestada por estudantes das áreas de
Engenharias e Saúde, no Enade de 2019
Karina Karim da Costa Martins defenderá nesta sexta-feira, 23, às 9h, sua dissertação “Avaliação dos fatores determinantes do desempenho dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina no exame do Enade”, no
Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcos Vinício Wink Junior.
Todas as defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa terá transmissão on-line ao vivo.
Assista aqui à defesa
(nesta sexta-feira, 23, às 9h)
O objetivo da pesquisa foi construir um modelo de avaliação dos determinantes de desempenho dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O teste é aplicado anualmente a universitários de todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Foi usada com base a aplicação do Enade de 2019 a 1,6 mil alunos de 22 cursos de graduação da Ufsc das áreas de Engenharias e Saúde – que tiveram os alunos submetidos ao teste naquele ano, seguindo o revezamento de áreas de conhecimento. O estudo utilizou como fonte o banco de microdados do Inep.
Resultados
Nas Engenharias, os melhores desempenhos mostraram associação com a cor dos candidatos (branco), ao sexo (mulher) e à escolaridade dos pais. Já os piores desempenhos foram associados à idade mais elevada e ao sexo (homem). Também houve indicativos de desfavorecimento financeiro (anos de escolaridade dos pais, trabalho, renda per capita inferior e percepção de bolsa).
Na Saúde, as melhores notas estão associadas aos mais jovens, ao sexo (mulher), à escolaridade dos pais e à renda familiar per capita. As piores notas aparecem associadas aos candidatos mais velhos e à maior vulnerabilidade econômica (baixa escolaridade dos pais, renda familiar per capita inferior, trabalho e percepção de bolsa).
Acesso on-line
Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.esag@udesc.br