Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2016-18h02

Detento aprovado no Vestibular de Verão da Udesc fará Ciência da Computação

Reeducando estudará em Joinville - Foto: Jonas Pôrto
Um reeducando da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, localizada em Joinville, prestou o Vestibular de Verão 2017 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e foi aprovado para o curso de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. O resultado saiu em 13 de dezembro.

Esta foi a segunda vez que as provas ocorreram dentro de penitenciárias, com a inscrição de 114 detentos, sendo 88 (77 homens e 11 mulheres) do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 26 (todos homens) de Joinville.

A iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão "Novos horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade", liderado pela professora Geysa Abreu, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

"A oportunidade de realizar o processo seletivo permite termos objetivos a buscar, metas a realizar, sonhos a sonhar, caminhos a trilhar, lugares aonde chegar", declara o presidiário de 33 anos, que prefere manter seu nome sob sigilo.

O detento está em regime aberto e poderá frequentar a universidade mediante autorização judicial. "Ele estava cursando Engenharia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), mas seu sonho era fazer Ciência da Computação na Udesc", diz a gerente de de Saúde, Ensino e Promoção Social da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, Jaqueline Mönster Fachini, 

Segundo ela, o presidiário foi detido em dezembro de 2009 e dedicou grande parte do tempo livre aos estudos. "O reeducando foi monitor da biblioteca por três anos e o acesso ao material didático possibilitou seus estudos."

Jaqueline conta ainda que "ele também integrou a banda 'Acordes para a liberdade' na função de violinista". Fruto de um projeto de ensino musical realizado na unidade prisional, a banda realiza apresentações em eventos internos e externos, mediante autorização judicial.

Sobre o projeto de extensão

O projeto Novos horizontes visa implementar uma política de inclusão para internos e egressos do sistema prisional; desenvolver processos de formação para docentes, assistentes sociais e agentes penitenciários; organizar o acervo bibliográfico do complexo de Florianópolis; e elaborar planejamentos compartilhados entre docentes que possam contribuir para uma unidade na formação dos reeducandos.

A equipe do Novos horizontes é multidisciplinar, com professores das áreas de Pedagogia, Biblioteconomia, História, Artes Cênicas, Matemática e Arquitetura e Urbanismo, além de técnicos de Serviço Social, e tem o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e do Departamento de Administração Prisional (Deap).

O projeto é desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), entidade da Udesc Faed que é coordenada pelo professor Paulino Cardoso.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.