Foto: André Estevão
Entre 12 e 14 de junho, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o compositor e violeiro José Gustavo Julião de Camargo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). O convidado vai ministrar uma palestra e oficinas sobre a viola brasileira.
O evento é organizado pelo programa de extensão de violão
Ponteio e pelas disciplinas de Prática de Conjunto Musical do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. A programação conta com o concerto
Revoredo, a palestra
Poética e escrita musical para viola brasileira e oficinas sobre o instrumento. As atividades são abertas ao público e serão realizadas no auditório e na sala 3 do DMU. Não é necessário fazer inscrição para participar.
Cronograma
12 de junho (segunda-feira):
Concerto Revoredo de Viola brasileira, no auditório DMU, às 12h.
Palestra Poética e escrita musical para Viola brasileira, na sala 3 do DMU, das 17h às 21h.
13 de junho (terça-feira):
Oficina de Viola brasileira, na sala 3 do DMU, das 17h às 21h.
14 de junho (quarta-feira):
Oficina de Viola brasileira, na sala 3 do DMU, das 17h às 21h.
Sobre José Gustavo Julião de Camargo
O violeiro graduou-se em Composição e Regência pela Unicamp. Atualmente, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Atua ainda como colaborador no Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-CIPEM) da FFCLRP-USP, como maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.
Participa também como instrumentista solista, de viola caipira, e nos grupos: Brasil Matuto Ensemble, Ensemble Mantemanuque e Nando Araujo Trio. Além disso, é produtor e apresentador do programa
Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental nas Rádios-USP Ribeirão Preto (107,9 FM) e USP São Paulo (93,7 FM).
A Palestra
Poética e escrita musical para Viola brasileira fala sobre a viola caipira e os problemas de escritura. Com a inserção da viola caipira na Universidade e o consequente surgimento de diversos métodos voltados para o ensino deste instrumento no país, bem como o adensamento de novas composições e arranjos específicos, uma questão vem se tornando recorrente: o problema de uma notação musical que possa dar conta das possibilidades deflagradas pelas novas demandas técnico-estilísticas. Geralmente o modelo utilizado é a tablatura ou a notação tradicional do violão, sendo utilizados os dois em muitos casos. A proposta da palestra, tendo em vista as peculiaridades das disposições das cordas no instrumento, consiste em organizar a notação em duas claves, na procura de uma maior fidelidade à notação das alturas.
Serviço:
O QUÊ: Concerto Revoredo de Viola Brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 12h.
ONDE: Auditório DMU da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito.
O QUÊ: Palestra Poética e escrita musical para Viola brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 17h.
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar.
O QUÊ: Oficinas de Viola Brasileira
QUANDO: 13 e 14 de junho, das 17h às 21h.
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis – SC.
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350