Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2025-17h26

Departamento de Música da Udesc oferece oficina de repertório de choro

Curso é oferecido às segundas-feiras, de 7 de abril a 30 de junho.

O Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza, de 7 abril a 30 de junho, a Oficina de Prática de Repertório de Choro. Aberta a estudantes da Udesc e comunidade externa, a atividade acontece às segundas-feiras, das 18h30 às 21h, na sala 16 do DMU, sob a orientação do bandolinista Geraldo Vargas.

A oficina é realizada por meio de encontros semanais de músicos e estudantes de música, com a aplicação em grupo dos elementos fundamentais do choro como dinâmica e interpretação, ritmos, execução de choro em arranjos, e outros. Todos os instrumentos musicais podem participar da oficina: cordas, sopro, piano e percussão.

Além da prática, no início de cada encontro é ministrada a aula de Apreciação e História do Choro, que trata do desenvolvimento histórico do Choro a partir da exposição de áudios, vídeos, fotos, documentos e ilustrações musicais.

Para participar das aulas, é necessária inscrição no site do evento até 3 de abril. Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas conforme experiência na música, tendo como divisão por tipos de instrumentos musicais e com preferência para público não masculino. A oficina oferece certificado de 37,5 horas.

O curso é um convênio do Programa de extensão “Tomada Um” do Ceart e o Projeto “Tocando a História do Choro", financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, nº 3659/91.

Sobre o ministrante

Geraldo Vargas, bandolinista de Florianópolis, é um grande nome do choro, estilo musical que sempre teve como referência. Músico desde os anos 80, ele interpreta suas próprias composições e também de outros compositores, tanto históricos quanto contemporâneos. Em 2003, lançou seu primeiro CD, “Sarau no Ribeirão”, gravado no Rio de Janeiro, com a produção de Maurício Carrilho. Em 2009, lançou seu segundo CD, “Vila do Desterro", gravado em Florianópolis, com músicos locais e a participação de Nailor Proveta. Em 2022, junto com Maurício Carrilho, lançou o álbum “Cantigas Açorianas”, focado na música tradicional dos Açores, com vozes de Mônica Salmaso, Zé Renato, Alice Passos e Saulo Ligo. Geraldo se apresentou com nomes como Elton Medeiros, Yamandú Costa, e Nailor Proveta. Atualmente, dirige a Escola Portátil de Música de Florianópolis, um projeto com o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro, focado no ensino do choro.

Serviço
O quê:
Oficina de Prática de Repertório de Choro, sob a orientação de Geraldo Vargas
Quando: 7 abril a 30 de junho, às segundas-feiras
Horário: Das 18h30 às 21h
Onde: Sala 16 do Departamento de Música
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Inscrição: Por meio do site do evento, até 3 de abril

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.