Curso é oferecido às segundas-feiras, de 7 de abril a 30 de junho.
O Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza, de 7 abril a 30 de junho, a
Oficina de Prática de Repertório de Choro. Aberta a estudantes da Udesc e comunidade externa, a atividade acontece às segundas-feiras, das 18h30 às 21h, na sala 16 do DMU, sob a orientação do bandolinista Geraldo Vargas.
A oficina é realizada por meio de encontros semanais de músicos e estudantes de música, com a aplicação em grupo dos elementos fundamentais do choro como dinâmica e interpretação, ritmos, execução de choro em arranjos, e outros. Todos os instrumentos musicais podem participar da oficina: cordas, sopro, piano e percussão.
Além da prática, no início de cada encontro é ministrada a aula de Apreciação e História do Choro, que trata do desenvolvimento histórico do Choro a partir da exposição de áudios, vídeos, fotos, documentos e ilustrações musicais.
Para participar das aulas, é necessária
inscrição no site do evento até 3 de abril. Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas conforme experiência na música, tendo como divisão por tipos de instrumentos musicais e com preferência para público não masculino. A oficina oferece certificado de 37,5 horas.
O curso é um convênio do Programa de extensão “Tomada Um” do Ceart e o Projeto “Tocando a História do Choro", financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, nº 3659/91.
Sobre o ministrante
Geraldo Vargas, bandolinista de Florianópolis, é um grande nome do choro, estilo musical que sempre teve como referência. Músico desde os anos 80, ele interpreta suas próprias composições e também de outros compositores, tanto históricos quanto contemporâneos. Em 2003, lançou seu primeiro CD, “Sarau no Ribeirão”, gravado no Rio de Janeiro, com a produção de Maurício Carrilho. Em 2009, lançou seu segundo CD, “Vila do Desterro", gravado em Florianópolis, com músicos locais e a participação de Nailor Proveta. Em 2022, junto com Maurício Carrilho, lançou o álbum “Cantigas Açorianas”, focado na música tradicional dos Açores, com vozes de Mônica Salmaso, Zé Renato, Alice Passos e Saulo Ligo. Geraldo se apresentou com nomes como Elton Medeiros, Yamandú Costa, e Nailor Proveta. Atualmente, dirige a Escola Portátil de Música de Florianópolis, um projeto com o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro, focado no ensino do choro.
Serviço
O quê: Oficina de Prática de Repertório de Choro, sob a orientação de Geraldo Vargas
Quando: 7 abril a 30 de junho, às segundas-feiras
Horário: Das 18h30 às 21h
Onde: Sala 16 do Departamento de Música
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Inscrição: Por meio do
site do evento, até 3 de abril
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350