Ambas as dissertações se relacionam com gestão do dinheiro
público - Foto: Getty Images
Os cursos de Mestrado em Administração (
Profissional e
Acadêmico) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) têm defesas de dissertações nesta quinta-feira, 12. As pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos tratam marketing de relacionamento na gestão pública e de agilidade no julgamento de recursos contra autuações da Receita Federal.
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas exclusivamente em ambiente
on-line, em razão da pandemia de Covid-19.
Impostos federais
Rui Kenji Ota defenderá às 10h desta quinta sua dissertação “Contencioso Administrativo Fiscal Federal: proposta para o aprimoramento da solução de litígios”, no Mestrado Profissional em Administração. A pesquisa teve orientação do professor Leonardo Secchi.
Quando um contribuinte é autuado pela Receita Federal, por não ter pagar seus impostos corretamente, ele pode apresentar sua defesa em processo administrativo, sem recorrer à Justiça. De acordo com o autor da pesquisa, o tempo médio para uma decisão final nesses casos é superior a seis anos.
São mais de 370.000 processos que envolvem mais de R$ 703 bilhões. A pesquisa propõe ações para ajustar o fluxo de entrada de processos e um novo modelo para os ritos procedimentais e para a estrutura dos órgãos fiscalizadores, com a manutenção da segurança jurídica.
Clique aqui para assistir à defesa
(na quinta-feira, 12, a partir das 10h)
Governo e empresas
Também na quinta-feira, às 14h, Júlio Nascimento Pires defenderá sua dissertação “Dark Side do Marketing de Relacionamento: Análise do Fenômeno na Gestão Pública", no Mestrado Acadêmico em Administração. A pesquisa foi orientada pela professora Aline Regina Santos.
O estudo aborda a má utilização das estratégias de marketing de relacionamento, que prejudicam a relação com o cliente ou parceiros (dark side). Neste caso, a análise tem foco na relação entre empresas e governo na gestão pública de contratos.
A pesquisa concluiu que é possível identificar comportamentos como a desonestidade dos prestadores de serviço, a utilização de seus conhecimentos específicos e técnicos a fim de confundir o cliente, assim como um comportamento de negligência frente à relação.
Outra questão particular das relações públicas analisadas diz respeito ao contratante público estar preso na relação com a empresa privada, não por qualquer ação do prestador de serviço, mas devido a legislações que tornam cara e demorada a substituição de contratos.
Clique aqui para assistir à defesa
(na quinta-feira, 12, a partir das 14h)
Acesso on-line
A recomendação é acessar o link para assistir às defesas com pelo menos 15 minutos de antecedência. É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br