Rede de Vizinhos é um dos programas analisados na
dissertação do Mestrado Profissional em Administração -
Foto: Divulgação/PMSC
Rafael Kadletz defenderá nesta segunda-feira, 28, às 14h, sua dissertação “Implementação do princípio da participação cidadã no desenvolvimento de programas da Polícia Militar: uma análise das possibilidades sob a percepção dos gestores”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pela professora Micheline Gaia Hoffmann.
As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da dissertação será realizada na Sala 144 da Udesc Esag.
Participação social
O estudo considera o desafio de abrir espaço à participação social na gestão de programas e projetos em uma organização burocrática como a Polícia Militar (PM). Para isso, avaliou a participação cidadã nos programas Rede de Vizinhos e Rede Catarina, da PM de Santa Catarina, segundo a ótica de percepção dos gestores desses mesmos programas.
A pesquisa foi realizada em seis municípios catarinenses. Os programas foram avaliados com base nas seguintes categorias: quem participa, comunicação e tomada de decisão, autoridade e poder, tipos de participação, custos administrativos e benefícios.
Os resultados foram sistematizados em um diagnóstico a ser entregue aos gestores da PMSC. Eles sugerem a viabilidade de desenvolvimento da participação do cidadão nos programas institucionais, ressalvando que ainda há grande potencial para crescimento dos programas.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br