Espetáculo "Alteridade" é pensando a partir da inclusão e acessibilidade no meio artístico
Elenco apresentando espetáculo "Alteridade". Foto: Divulgação
A próxima edição do Ceart Aberto à Comunidade, que acontece no dia 14 de setembro, recebe o retorno da peça "Alteridade", projeto elaborado por estudantes do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. A apresentação acontece no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC), às 14h, e faz parte da série de atividades em comemoração ao Setembro Azul — mês que reúne o Dia do Surdo, o Dia Mundial das Línguas de Sinais e o Dia do Tradutor Intérprete.
O espetáculo é uma dança-teatro sobre a experiência da deficiência, e questiona: "Que trajetórias um corpo pode traçar? Quais são os gestos que ele pode operar? Que velocidade ele pode alcançar? Que regras desejamos desobedecer?". O elenco é inclusivo e conta com a participação de artistas surdos, autistas, com baixa visão e mobilidade reduzida. Essa será a quinta vez em que a apresentação é exibida ao público, tendo sido performada anteriormente no Sesc Prainha, durante o Palco Giratório, e também na própria Udesc Ceart.
O projeto surgiu a partir do edital
"Prêmio Acadêmico Concurso Criação, Acessibilidade e Inclusão Ceart 2023" (PROEX/CCULT), destinado ao recebimento de propostas de espetáculos sobre acessibilidade e inclusão em que ao menos 50% do elenco fosse composto por pessoas com deficiência. Vivian Brasil, diretora e roteirista da peça, conta que a ideia foi elaborada com uma abordagem diferenciada, focando em uma pedagogia inclusiva em vez de um roteiro fixo, com um processo criativo que envolveu a participação ativa dos integrantes, que contribuíram com suas experiências e habilidades.
A peça utiliza elementos visuais e textuais em Libras e Português, buscando criar uma experiência inclusiva e acessível para todos os espectadores. Luciana, uma das participantes, destacou a importância de integrar elementos acessíveis e adaptativos no espetáculo: “A relação que a gente tem com um espaço é muito contemporâneo [...] acho que o que eu mais gosto é o manequim anatômico, que virou um símbolo muito forte da peça.” Para ela, "Alteridade" é um espaço muito confortável de criação e oferece um espaço criativo que desafia as normas — “eu me surpreendo muito com ela assim na própria criação, quando as coisas vão surgindo é muito empolgante.”
Sidinei Júnior, que está no quarto semestre da graduação em Artes Cênicas e é atendido pelo Núcleo de Acessibilidade Estudantil (NAE), relatou sobre a importância do projeto: “Participar dessa peça tem sido muito importante para mim. Me sinto representado e é gratificante ver que há um esforço real para incluir pessoas com deficiência na arte.” Ele destacou que a escolha pela faculdade de Artes Cênicas foi motivada pelo desejo de aumentar a representatividade, algo que ele acredita ser essencial, dada a escassez de pessoas com deficiência na mídia e no teatro tradicional.
“No começo, foi desafiador conhecer todos os integrantes e ajustar a peça para que fosse acessível a todos. Tivemos que criar nossos próprios códigos para garantir que a comunicação fosse eficiente e que todos se sentissem confortáveis”, conta. Sidinei mencionou a criação de práticas inclusivas, como a necessidade de manter a visibilidade dos intérpretes de Libras para garantir que todos os membros da equipe pudessem se comunicar adequadamente.
Confira o elenco artístico e técnico da peça
Vivian Brasil — diretora, graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas
Lucy Pina — ator, egresso da Licenciatura em Artes Cênicas pela Udesc
Sidinei Júnior — ator, graduando de Licenciatura em Artes Cênicas
Mariana Solano — atriz, graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas
Maria Thompson — atriz, graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas
Leonardo Sanchez — audiovisual, graduando de Artes Visuais
Victor Hugo Lago — graduando de Licenciatura em Artes Cênicas
Vi Rigotti — instrumentista, graduando de Licenciatura em Música
Humberto Böck — iluminação
Sobre o evento
Realizado quatro vezes ao ano, sempre aos sábados, o Ceart Aberto à Comunidade oferece cursos, oficinas, palestras, feira de artesanato e gastronomia, entre outras atividades voltadas a pessoas de todas as idades. A edição de setembro tem como tema “Bem-Viver”, conceito abordado na declaração da Conferência Mundial dos Povos sobre “Mudança Climática e Defesa da Mãe Terra”, realizada em Tiquipaya — Bolívia, em 2015.
Serviço
O quê: apresentação da peça "Alteridade" durante o Ceart Aberto à Comunidade
Quando: 14 de setembro de 2024, às 14h
Onde: espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) - Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi, Florianópolis, SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, sem necessidade de inscrições
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Por Matheus Alves, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350