Evento reuniu alunos, professores e profissionais
da área ambiental - Foto: Mirella Guedes
Um curso sobre restauração ambiental reuniu cerca de 180 pessoas, na última sexta-feira, 2, e sábado, 3, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.
O workshop aconteceu no Anfiteatro Caverna e contou com a participação de estudantes, professores e profissionais da área ambiental.
O curso abordou conceitos da ecologia da restauração; diagnósticos de áreas degradadas; técnicas de reconstrução de solos e revegetação; indicadores da restauração ambiental; monitoramento de áreas em restauração; e estudos de casos.
O palestrante foi o biólogo Ademir Reis, doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo ele, o curso visa quebrar paradigmas sobre o assunto. "O processo de restauração está evoluindo, já que atualmente a preocupação é refazer um ecossistema natural. Estamos num processo inicial de como reproduzir ecossistemas e não somente plantio de floresta".
O evento foi promovido pelos centros acadêmicos (CAs) de Agronomia e de Engenharia Florestal e pelo Herbário Lages (Lusc) da Udesc, com apoio da direção de Extensão. "Essa parceria com os CAs atraiu um número de acadêmicos maior que o esperado, ampliando conhecimento de técnicas", diz a coordenadora do Herbário, Roseli Bortoluzzi.
O Lusc comemorou, na última quinta-feira, 1º, seis anos de fundação. Atualmente, possui no acervo mais seis mil exemplares de plantas catalogadas. Cerca de 80% da coleção é composta por espécies encontradas na Região Sul do País.
Leia mais:
15/07/2014 - Herbário da Udesc Lages tem mais de seis mil espécimes de plantas
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130