Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2024-18h15

Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages completa 20 anos com mais de 600 formados

Desde que iniciou as atividades, em 2004, curso formou mais de 600 profissionais

Curso de Engenharia Florestal conta com cerca de 190 alunos e 21 professores efetivos - Foto: Tatiane Rosa
O curso de graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina em Lages, completou 20 anos de atividades em agosto. Para celebrar a data, alunos e professores se reuniram em frente ao prédio, na última quarta-feira, 28. 

Desde que iniciaram as aulas, em 2004, mais de 600 profissionais foram formados. A primeira formatura de engenheiros florestais da Udesc Lages aconteceu em 2009. Atualmente, o curso conta com cerca de 190 alunos e 21 professores efetivos.

O mês de aniversário também foi marcado pelo 12º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Simpos), que aconteceu de 20 e 23 de agosto. O evento é uma iniciativa das instituições de ensino que atuam nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal e foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Udesc Lages.

Mestrado e doutorado

Desde 2012, a universidade conta com o curso de Mestrado em Engenharia Florestal e, em 2024, abriu vagas para a primeira turma de doutorado. "No ano em que o curso completa 20 anos, nós conquistamos a aprovação do doutorado. Isso é uma prova muito grande de maturidade da graduação e da pós-graduação em Engenharia Florestal do nosso centro", diz o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto.

Atualmente, o curso é comandado pelo professor Jean Alberto Sampietro, chefe do Departamento de Engenharia Florestal. E tem como subchefe o professor Marcos Felipe Nicoletti, que foi aluno da primeira turma do curso. "Me sinto realmente em casa por ter acompanhado toda a trajetória e desenvolvimento do curso", comenta Nicoletti. "É um orgulho muito grande", afirma ele. Já o Programa de Pós-Graduação, é coordenado pelos professores Marcio Carlos Navroski e Pedro Higuchi.  

Conquistas e contribuições
 
Para o subchefe, um dos principais marcos da história do curso foi a construção do prédio próprio, inaugurado em 2018. Com 5,5 mil metros quadrados e investimento próprios da Udesc, a estrutura conta com salas de graduação, salas de pós-graduação, salas de professores, sala multiuso, auditório e laboratórios da Tecnologia da Madeira. "Temos um prédio excelente em termos de estrutura e laboratórios", aponta Nicoletti.

Segundo o professor, a contribuição do curso com setor florestal se dá por vários fatores, que incluem a formação de profissionais altamente capacitados e o avanço das pesquisas científicas. "Essa, sem dúvidas, é a nossa maior contribuição: otimizar os processos que já são desenvolvidos na área florestal", avalia ele.

A localização também é um dos fatores relevantes relacionados ao curso. "A Serra Catarinense tem um grande potencial florestal que, atrelado a nossa disponibilidade em termos de laboratórios, corpo técnico e docente, são diferenciais para que o curso avance cada vez mais", conclui Nicoletti.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h