Professores do curso de Biblioteconomia EaD são os
mesmos do curso presencial. Foto: Divulgação
O
curso de Biblioteconomia a distância (BibEad) do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu nota máxima em avaliação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), realizada na última semana. Em uma escala de 0 a 5, o curso EaD ganhou nota 5 no parecer da comissão avaliadora, que esteve presencialmente no centro de ensino durante entre 28 e 29 de agosto para fazer o trabalho de verificação de quesitos como infraestrutura, material didático, qualificação de docentes e tutores, plano de ensino das disciplinas, entre outros. Também foram realizadas entrevistas com estudantes.
Além dos cursos de presenciais de graduação em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação (bacharelado) e de pós-graduação em Gestão da Informação, ambos presenciais, em 2020 a Udesc Faed passou a oferecer o curso de graduação em
Biblioteconomia a Distânci (BibEad), o primeiro curso do centro nesta modalidade, nos polos de apoio em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages, Laguna e São Miguel do Oeste.
Quase 180 estudantes ingressaram na primeira turma, que vai se formar no final deste ano. O corpo docente é formado exclusivamente por professores e professoras do
Departamento de Biblioteconomia da Udesc Faed e também da Biblioteca Universitária (BU) da Udesc, todos com a titulação de doutorado.
"Foi um processo extenso, em que todos os aspectos do curso são avaliados a fundo pela comissão designada pelo CEE/SC, formada por profissionais da biblioteconomia com experiência também em ensino a distância. No final conseguimos este excelente resultado, que mostra a qualidade do nosso curso e dos estudantes", avalia a professora Daniella Pizarro, coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD.
Segundo o professor José Cláudio Mattos, chefe do Departamento de Biblioteconomia da Udesc Faed, várias etapas de preparação resultaram na visita da comisssão do CEE/SC. "Este conceito é uma conquista de toda a comunidade acadêmica: discentes, docentes, equipe técnica e diretiva. Vale fazer aqui menção ao reconhecimento muito merecido da qualidade resultante de anos de intensos trabalhos e estudos. Parabéns a toda a comunidade da Faed e em especial do BibEad", afirma.
"Parabenizo os docentes do Departamento de Biblioteconomia pelo resultado da avaliação e pela iniciativa do curso a distância, cuja formação é um distintivo para novos profissionais, reafirmando o compromisso da universidade pública com o ensino e a pesquisa, contribuindo fortemente para que mais pessoas possam ter acesso ao conhecimento", ressalta o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati.
Curso atende à demanda crescente por profissionais
O curso de Biblioteconomomia a distância da Udesc Faed foi criado para atender a necessidade de profissionais no mercado por conta da lei federal que obriga a presença de um bibliotecário formado em toda a biblioteca escolar (Lei 12.244/2010).
"Com os cursos presenciais nós não conseguimos atender toda a demanda de formação para atuar nas bibliotecas escolares de Santa Catarina . Além disso, com o curso a distância, a formação na área não fica somente concentrada na capital, e sim estende-se para o interior e outras cidades litorâneas. O curso também atende outras demandas importantes como as bibliotecas públicas, universitárias, centros culturais e outras instituições", considera a coordenadora Daniella Pizarro.
A partir da formação da primeira turma do curso, o Departamento de Biblioteconomia vai estudar a experiência e a oferta de novas vagas.
Jaqueline da Silva Pasquali está na última fase do curso e sente-se agradecida pela trajetória de quatro anos. "Se posso ajudar a construir uma educação pública e de qualidade, este é o meu lugar. O curso vai me fazer muita falta", diz a estudante, que está em período de estágio e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Breve história do curso de Biblioteconomia na Udesc
O curso presencial de Biblioteconomia da Udesc, que
completou 50 anos em 2024, foi aprovado em sessão do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) no dia 23 de outubro de 1973, cujo Decreto nº 73.260, de 6 de dezembro de 1973, autorizou o seu funcionamento. A implantação do curso ocorreu em 1974. O Decreto nº 81.502, de 30 de março de 1978, publicado no Diário Oficial da União em 31 de março de 1978, concedeu o reconhecimento do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Educação, como era conhecida, na época, a Udesc Faed.
Já em 2000 criou-se a uma nova versão do curso de Biblioteconomia, agora com habilitação em Gestão da Informação, a qual se mantém até hoje, com alguns ajustes na matriz curricular para atualizar a formação de acordo com demandas sociais e tecnológicas. Em 2013, nasce o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), modalidade Mestrado Profissional, que reúne profissionais com experiências diversificadas na discussão de temas relacionados à gestão de organizações que lidam com a informação a fim de propor soluções para problemas concretos apresentados.
E, em 2020, no mês de novembro, foi lançado pela primeira vez no vestibular o curso de Biblioteconomia a distância (BibEaD), com início da primeira turma no primeiro semestre de 2021, e que se forma neste ano. O curso de Biblioteconomia da Udesc é referência no país por ter um currículo voltado à gestão da informação abrangendo diversos campos de atuação e oportunizando a formação de competências diversificadas para atender as demandas sociais e do mundo do trabalho.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br