Retorno de atendimentos presenciais ainda não tem
data definida para ocorrer - Foto: Jonas Pôrto/Arquivo
A
Clínica Escola de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, elaborou o
Plano de Procedimentos Operacionais Padrão para nortear e adequar as rotinas de professores, técnicos e estudantes que atuam no local quando forem retomados os atendimentos presenciais.
Acesse o plano.
A clínica está com atividades presenciais suspensas desde março, devido às restrições sanitárias determinadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. O retorno ainda não tem prazo definido. Segundo a coordenação, assim que for autorizado o reinício das atividades, a equipe da clínica entrará em contato com os pacientes que já estavam em atendimento para reagendar os horários.
O plano anunciado define diretrizes para realização de atividades presenciais na clínica, após o retorno, enquanto durarem as medidas restritivas relacionadas à pandemia.
O documento foi elaborado pela equipe de técnicos universitários da clínica – os fisioterapeutas Ailime Perito Feiber Heck (coordenadora) e Juliano Tibola e a administradora Bianca Fragoso Mitke – com revisão da médica infectologista Silvia Cristina Flores, que também atua na unidade.
Normas
Segundo os autores, a elaboração do plano busca "viabilizar o atendimento de pacientes na clínica, minimizando os riscos inerentes às atividades realizadas em ambiente ambulatorial e mantendo a responsabilidade ética e a biossegurança enquanto serviço de saúde operante em meio a uma pandemia".
As orientações contidas no documento foram baseadas em normativas vigentes de órgãos oficiais, como as secretarias municipal e estadual de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e o Guia de Instruções de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc.
Requisitos
Entre as normas, o documento determina que qualquer pessoa que receba diagnóstico positivo para Covid-19 e que circule nas dependências da clínica deve informar imediatamente a equipe administrativa e a
comissão de monitoramento da unidade para que as medidas cabíveis sejam tomadas, dentre elas, a suspensão dos atendimentos no local por 14 dias subsequentes à notificação, conforme orientado em portaria estadual.
O documento também destaca, como pré-requisitos para atividades presenciais, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como toucas, óculos, máscaras, face shields, aventais e luvas, e de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), como tapetes sanitizantes e secantes, álcool líquido e gel, protetores de balcão, pedestais de distanciamento e fitas de demarcação.
Os autores ressaltam que as informações do plano podem ser atualizadas a qualquer momento, caso sejam alteradas as normas sanitárias vigentes.
Mais informações
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