Mestrado será ofertado no campus da Udesc em Laguna. Foto:
Divulgação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou em março a criação do mestrado acadêmico em Sistemas Costeiros e Lagunares, que será ofertado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Região Sul (
Ceres), em Laguna.
Após ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), a proposta foi enviada à Capes, que considerou critérios como a adequação ao contexto, a importância socioeconômica da formação, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica da universidade para oferecer o curso.
A análise da Capes observou, ainda, a infraestrutura de Ensino e Pesquisa, o quadro de professores, o acesso a equipamentos de informática, entre outros aspectos. Agora o projeto segue para autorização e reconhecimento da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A pós-graduação terá como área de concentração o Desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros e lagunares e atividades em duas linhas de pesquisa: Monitoramento e análise socioambiental em sistemas costeiros e lagunares; e Tecnologia, manejo e produção em sistemas costeiros e lagunares. O curso terá duração de dois anos e a previsão é de que a primeira turma do curso inicie em 2026.
Segundo o professor da Udesc, Eduardo Gentil, que redigiu a proposta do curso ao lado dos docentes David Dantas e Jorge Rodrigues Filho, o curso irá complementar a formação dos profissionais graduados em áreas afins às Ciências Ambientais.
“O mestrado visa qualificar os estudantes para a solução de problemas nas cadeias produtivas, na sociedade e no meio ambiente, com uma visão sistêmica que integre os sistemas ambientais e seus atores sociais, buscando um equilíbrio entre produção, meio ambiente e qualidade de vida para a população”, explica o docente.
Gentil destaca ainda que o curso pode contribuir para ampliar a oferta de pós-graduações em Laguna e arredores. “É importante destacar ainda que o mestrado em Sistemas Costeiros e Lagunares será oferecido de forma gratuita, contribuindo de forma ativa e pioneira no incremento da qualificação profissional da região”, finaliza.
Novos cursos de pós-graduação da Udesc
Recentemente, a Udesc obteve a aprovação da Capes para a oferta de outros três cursos de pós-graduação. Em dezembro de 2024, foi autorizado o mestrado em Economia, que será disponibilizado pela Udesc Esag, em Florianópolis. Já em julho do mesmo ano, órgão do MEC aprovou a oferta de dois doutorados profissionais, em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, na Udesc Oeste, em Chapecó, e em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, na Udesc Joinville.
Outra novidade foi o credenciamento da Udesc Alto Vale, em Ibirama, para ofertar o mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). O projeto, que aguarda análise dos conselhos superiores da Udesc e do Conselho Estadual de Educação, pretende abrir 20 vagas ainda em 2025.
Atualmente, a Udesc disponibiliza 60 cursos de pós-graduação, sendo 35 mestrados, 23 doutorados e dois cursos de especialização.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934