Proposta está orçada em R$ 10 milhões - Imagem: Div.
O
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e outras instituições da região continuam empenhadas na
campanha lançada em 2014 pela criação do Polo Astronômico Galileu, um complexo planejado para abrigar observatório e planetário e fomentar os estudos de observação da Astronomia e ampliar o conhecimento das Ciências Naturais.
O polo é uma iniciativa da
Associação Apontador de Estrelas, de Chapecó, fundada em outubro de 2013 e presidida pela técnica Simone Marcon, cedida pela prefeitura para atuar na Udesc Oeste.
A entidade civil, que é formada por integrantes de diferentes segmentos da comunidade, foi idealizada pelo professor Daniel Iunes Raimann, da Udesc Oeste. Faz parte também da associação o docente Paulo Ricardo Ficagna, da universidade estadual.
"A Udesc Oeste continua sendo uma grande incentivadora pela construção do polo e tem se empenhado bastante para isso", diz Simone.
Segundo ela, o complexo deverá ser construído em um terreno no município de Guatambu, próximo à Fazenda Experimental da Udesc Oeste, cedido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para a cessão à Associação Apontador de Estrelas, a área necessita do georreferenciamento, um levantamento do perímetro do imóvel obrigatório para localização e identificação de propriedade rural.
O projeto arquitetônico para a implantação do polo, elaborada pelo escritório Cezariel 70 Arquitetura, já está pronto, mas não há ainda previsão de recursos. Orçada em R$ 10 milhões, a proposta foi elaborada a partir do movimento das galáxias em uma espiral, com o impacto de um asteróide ou até mesmo de uma gota de água.
De acordo com o professor Raimann, o Polo Astronômico Galileu, além de abrigar observatório e planetário inflável fixo, terá sala de conferências, auditório, exposições permanentes e temporárias, museu de Ciências com cobertura verde, laboratórios internos e espaços de convivência.
"O polo vai oferecer aos estudantes e às comunidades da Região Oeste um espaço de estudo sobre as ciências da natureza, de tecnologia e de desenvolvimento cultural, além de se tornar uma referência turística", observa.
Leia mais:
11/10/2013 - Egressos dos cursos de extensão da Udesc Oeste criarão Associação Apontador de Estrelas
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143