Evento será ministrado por psicóloga - Arte: Div.
Na próxima quarta-feira, 5, às 14h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove a quarta live da campanha Abril Verde, sobre o tema "Prevenção e combate ao assédio organizacional". A apresentação é aberta ao público e será transmitida pelo Canal da Udesc no YouTube.
Acesse o link da transmissão.
A live será conduzida pela psicóloga
Paola Barros Delben, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) da Udesc, o evento tem parceria com o Laboratório Fator Humano, da Ufsc.
Pesquisadora polar com projetos sobre saúde e segurança em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE), Paola participou de sete expedições da Marinha do Brasil e da Força Aérea na Antártica e foi homenageada pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica como membro honorário da organização militar.
Tem publicações sobre o tema e integrou a organização do livro "Atenção à saúde mental nas pandemias", lançado em 2020. Também é diretora da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (Apecs-Brasil) e cofundadora e CEO da empresa Polar Sapiens, que atua no desenvolvimento tecnológico em saúde e segurança para detecção precoce de indicadores de risco à saúde mental.
A live terá mediação da assistente social Salete Pompermaier, do
Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu), da Udesc.
Mais informações relacionadas ao tema do evento podem ser consultadas na
página da CDH e na
página da campanha Udesc Livre de Assédios.
Enquete
Servidores da Udesc também podem participar da enquete sobre “Condições Ergonômicas e Psicossociais do Trabalho”, organizada pela CDH, que busca apurar a percepção de professores e técnicos da universidade sobre o ambiente de trabalho.
Acesse aqui o formulário.
A
campanha Abril Verde da Udesc faz alusão ao mês dedicado à discussão sobre prevenção de acidentes e doenças de trabalho em todo o País. Ao todo, estão previstas cinco lives.
A
primeira live, com os fisioterapeutas Juliano Tibola e Patrícia Ferreira Guedes, abordou postura corporal e ergonomia no teletrabalho; a
segunda transmissão foi uma roda de conversa com o tema "Tempos de Pandemia: os desafios do autoconhecimento e a capacidade de lidar com as emoções", conduzida pela professora Ana Paula Grillo; e a
terceira live, ministrada pela professora Kátia Adamy e pelo professor Ubirajara Maciel da Costa, falou sobre o que ainda precisamos saber a respeito da Covid-19.
A campanha é uma iniciativa da CDH, vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), em parceria com as comissões internas de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
cdh.reitoria@udesc.br.
Data mundial
A data de 28 de abril foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais.
Nessa data, em 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos causou a morte de 78 trabalhadores. A tragédia levou sindicalistas a lutar para que o dia não fosse esquecido e para que acidentes semelhantes fossem evitados.
No Brasil, a Lei Federal nº 11.121/2005 determinou a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010