Instituição investiu mais de R$ 1,5 milhão em sistema
que identifica por radiofrequência - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está implantando uma nova tecnologia para dar mais segurança ao acervo e automação aos serviços das suas bibliotecas.
Trata-se da identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), que passará a ser usada por dez das 11 bibliotecas até março, enquanto a biblioteca do Centro do Centro Tecnológico (CCT), em Joinville, instalará o sistema em maio, após a mudança do setor para um novo prédio.
A universidade estadual realizou investimento de mais de R$ 1,5 milhão na implantação do sistema, com a compra de etiquetas RFID, estação de trabalho e programação, leitor de inventário e portal de detecção por radiofrequência.
Como funciona
A identificação por radiofrequência permite que etiquetas RFID coladas em materiais como livros sejam automaticamente identificadas por um receptor de rádio.
Assim, será possível melhorar a organização do acervo, tornando mais fácil localizar materiais perdidos nas estantes ou escondidos nas bibliotecas. O sistema ainda prevenirá furtos e facilitará a realização de inventários.
Entre outras vantagens, está também a autonomia e a agilidade que o usuário ganhará na hora de emprestar e devolver livros por meio do equipamento de autoatendimento instalado na Biblioteca Central (BC), no Campus I, já que a tecnologia é integrada com o sistema de gestão da biblioteca
Pergamum.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a
Biblioteca Universitária (BU), pelo telefone (48) 3664-8070 e pelo e-mail
luiza.kleinubing@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010