Instalações do Cefid/Udesc
A Câmara de Vereadores de Florianópolis promove uma audiência pública nesta quinta-feira (17), às 17h, para discutir uma alteração do zoneamento do terreno onde fica o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A mudança atinge apenas o terreno onde estão instalados a unidade de ensino da Udesc e a Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, na esquina das ruas Desembargador Pedro Silva e Pascoal Simone, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, sem alteração alguma de regras de construção em relação aos imóveis próximos.
O Cefid já está com o limite de ocupação de sua área construída, de acordo com as regras atuais do plano diretor. Em razão disso, o centro tem sido obrigado, para acomodar laboratórios e outras instalações, a ocupar residências no entorno. A alteração proposta permitiria ao Cefid verticalizar algumas de suas estruturas (prédios, ginásios), permitindo acomodar as atividades do centro dentro do próprio terreno.
Comunidade
De acordo com o diretor geral do Cefid, Darlan Laurício Matte, a alteração trará benefícios para a comunidade. “Ela permitirá acomodar melhor a estrutura de ensino, pesquisa e das dezenas de ações de extensão que oferecem serviços de promoção da saúde e do esporte à população da cidade”, explica. “A liberação permitirá a construção de estruturas mais modernas, sustentáveis e acessíveis, além de abrir vagas internas de estacionamento, reduzindo inclusive o impacto sobre o tráfego local”.
Matte informa ainda que a mudança não significa expansão do centro nem aumento do número de pessoas que hoje o frequentam. “A idéia é exclusivamente melhorar a estrutura para as atividades que já vem sendo realizadas no Cefid”, diz o diretor.
Alteração
Pelas regras atuais, não é possível fazer novas construções dentro da área do Cefid. Parte do terreno é enquadrada pelo plano diretor como Área Comunitária Institucional (ACI) – permitindo apenas construção de prédios públicos – e já atingiu o limite legal de área construída. O restante (onde fica o campo e a pista de atletismo) é Área Verde de Lazer (AVL) – como um parque, onde não é permitido construir.
O projeto de lei complementar 1.126/2011, apresentado pelo vereador Cesar Faria, altera o zoneamento de todo o terreno para ACI 1/2 , destinada a equipamentos de educação, cultura, pesquisa, lazer e esportes. Continuariam sendo vetados imóveis comerciais ou residenciais no local, e os prédios atuais do Cefid poderiam ser verticalizados para até seis andares, respeitado o limite legal de ocupação.
Assessoria de Comunicação do Cefid/Udesc
Jornalista Carlito Costa
Telefone (48) 3321-8622 / (48) 9977-1832
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br