Ao todo, sete atletas do Ibad fizeram parte da
delegação brasileira - Fotos: Divulgação
Atletas do
Ibirama Badminton (Ibad), projeto do
Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), integraram a delegação brasileira que conquistou medalhas no 30º Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton 2022, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em julho.
Competidores de 13 países participaram do evento: Aruba, Barbados, Brasil, Canadá, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Jamaica, México, Peru, Estados Unidos, Venezuela e a anfitriã República Dominicana.
A delegação do Brasil teve, ao todo, 20 vagas para a competição por equipes feminina e masculina, que ocorreu de 14 a 16 de julho; e a competição individual, realizada de 18 a 22 de julho, com as seguintes disputas: Simples Masculina e Feminina e Duplas Mista, Masculina e Feminina.
Medalhistas do Ibad
Ao todo, sete integrantes do Ibad participaram da competição representando o Brasil. As vagas na delegação são definidas pelo ranking nacional da modalidade, da
Confederação Brasileira de Badminton.
Integraram a seleção brasileira junior: Natalya Treitinger Geisler, Nathan Testoni Chiarelli, Gabriel Zink, Luisa Bueno da Rocha, Caio Schoeffel, Arthur Luis Mohr e Lais Siewert Fossa.
O professor Pablo Schoeffel, da Udesc Alto Vale, que é técnico do Ibad, destaca que a seleção que conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes contou com uma titular e três reservas que treinam no clube.
"Nossos atletas tiveram boa participação contra canadenses e norte-americanos, que têm nível muito elevado, conquistaram suas primeiras vitórias em competições pan-americanas, foi um saldo extremamente positivo", avalia Schoeffel. "Agradecemos a todos que ajudaram a viabilizar a participação nessa competição tão significativa."
Olimpíada estudantil
Após o panamericano, atletas do Ibad também representaram Ibirama na 21ª Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), realizada em Curitibanos, de 22 a 30 de julho, com organização da
Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte).
A equipe do município foi campeã no masculino e vice-campeã no feminino da modalidade.
Segundo Pablo, a equipe agora já foca nas próximas competições: na semana que vem, atletas do Ibad viajam a Manaus para nova etapa do circuito nacional.
Sobre o Ibad
As atividades do Ibad iniciaram em um projeto de extensão da Udesc Vale e, atualmente, têm diversos apoiadores, incluindo a Prefeitura de Ibirama e o Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap).
As aulas e treinamentos ocorrem diariamente, de forma gratuita, nos períodos vespertino (no Colégio Hamônia) e noturno (na EEB Eliseu Guilherme).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
ibiramabadminton@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009