Mateus treina no Ibad - Fotos: Divulgação
O estudante Mateus Misturini Rei de Jesus, do
Ibirama Badminton (Ibad), projeto de extensão do
Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou a medalha de bronze na dupla mista de badminton durante os Jogos Escolares Brasileiros, disputados no Rio de Janeiro entre 30 de outubro e 2 de novembro.
Mateus e os atletas Letícia Andres e Maria Zílio, também de Ibirama, e Davi Arten, de Mafra, conquistaram vaga para a competição nacional na seletiva estadual realizada em Florianópolis.
Na dupla mista, Mateus e Letícia venceram quatro dos cinco jogos disputados, perdendo somente nas semifinais para a dupla campeã, do Rio de Janeiro, em jogo muito disputado.
Já na modalidade individual, dentre 50 participantes, Mateus terminou em sexto lugar, após perder nas quartas-de-finais pelo placar de 22 a 20, no terceiro set, em jogo emocionante contra o atleta do Paraná que foi vice-campeão.
Conquistas
Santa Catarina teve ainda conquistas históricas no feminino, sendo campeão na dupla feminina, com as atletas Maria Zílio e Letícia Andres, e vice-campeão na individual feminino, com Maria Zílio.
Com isso, o estado conquistou o troféu de vice-campeão geral da categoria Feminina. No total, foram 34 jogos, 27 vitórias e 7 derrotas da equipe catarinense.
Mateus é o primeiro atleta de Ibirama a conquistar uma medalha no Badminton em sua categoria (12 a 14 anos) durante os Jogos Escolares Brasileiros. Em 2019, Natalya Geisler conquistou a prata na dupla feminina, na categoria 15 a 17 anos.
O programa de extensão
Criado como programa de extensão da Udesc Alto Vale, sob coordenação do professor Pablo Schoeffel, o Ibirama Badminton tem apoio da Prefeitura de Ibirama.
Para Schoeffel, “os resultados são muito expressivos, visto que participaram os melhores atletas do País e, além da medalha, Mateus teve jogos muito disputados e decididos nos detalhes contra os finalistas de todas as modalidades. Isso mostra que estamos no caminho certo e evoluindo”.
As escolinhas e treinamentos de Ibad acontecem diariamente na escola estadual Eliseu Guilherme e no Colégio Hamônia. Já passaram pela iniciativa mais de 600 atletas desde sua criação, em 2011.
Sobre os jogos
Maior competição escolar do Brasil, os Jogos Escolares Brasileiros reunem neste ano no Rio de Janeiro, até 5 de novembro, cerca de 6 mil atletas de 12 a 14 anos, em 17 modalidades.
A competição está sendo realizada no Parque Olímpico, mesmo local aonde aconteceram as Olímpiadas em 2016.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na página do
Facebook do projeto e pelo e-mail
ibiramabadminton@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010