Mural da artistaSoberana Ziza na Udesc Ceart homenageia
Valda Costa, Dandara Manoela e Elô Gonzaga.
Foto: Núcleo de Comunicação/Udesc Ceart
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado pela primeira vez no país como feriado nacional. A Lei 14.759/2023 foi promulgada em dezembro de 2023 com o propósito de reforçar a luta contra o racismo e a reflexão sobre a memória e resistência do povo negro.
Para marcar a data e o mês da Consciência Negra, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove ao longo de novembro uma série de atividades em diferentes regiões do Estado. A programação é aberta à comunidade e inclui ações voltadas à educação, lazer e cultura, incluindo palestras, cursos, espetáculos, oficinas, rodas de conversa e apresentações acadêmicas e artísticas.
Acompanhe a notícia até o final para conferir o que está programado para acontecer e os eventos já realizados pelos centros de ensino da universidade.
O que vem por aí
Confira abaixo os eventos da Udesc que irão ocorrer até o final de novembro em alusão ao mês da Consciência Negra.
Florianópolis
Encontro com Cibele Mateus “Vivências, Confluências e Reflexões Afrodiaspóricas”
Quando: 25 de novembro, das 8h às 12h, na sala de dança (DAC), e 26 de novembro, das 8h às 12h, no Laboratório 3
Onde: Udesc Ceart (Av. Madre Benvenuta , 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis)
Lages
AfroCAV CINE “Estrelas Além do Tempo”
Quando: 21 de novembro, às 18h30
Onde: Udesc Lages (Auditório Pinhão, do curso de Engenharia Florestal, Av. Luiz de Camões, 2090, bairro Conta Dinheiro, Lages)
Roda de Conversa “Cultura e Estética Negra”
Quando: 29 de novembro, às 18h30
Onde: Udesc Lages (Auditório Pinhão)
Eventos já realizados
Durante os primeiros dias do mês, estudantes, servidores e membros da comunidade puderam participar de diversas iniciativas promovidas pela universidade em Santa Catarina.
Florianópolis
O
Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), na capital, organizou no dia 9 a edição “Novembro Negro” do Ceart Aberto à Comunidade. O encontro contou com oficinas, apresentações, palestras, exposições e feiras a fim de destacar a importância da cultura e da resistência negra.
No dia 13, o centro inaugurou também um novo mural da artista Regina Elias (Soberana Ziza). A pintura presta uma homenagem a três mulheres negras que são referências na cena cultural catarinense: Valda Costa, Dandara Manoela e Elô Gonzaga.
A unidade promoveu, ainda, a oficina “Palhaçaria de Terreiro”, em 30 de outubro; o espetáculo para crianças “Cor de quê”, a apresentação do coral Guarani Mbyá “Nhe’é Ambá” (Morada dos Anjos), e a apresentação da peça “Raízes de Aiyê”, no dia 31 do mesmo mês; o espetáculo “Bàyànni”, no dia 1º; a oficina e palestra “Rosângela Silvestre: vida em dança”, dia 7 de novembro; e a feira Armazém Coletivo Elza, no dia 14.
Também em Florianópolis, o
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) organizou a palestra “Impactos do Racismo na saúde mental: enfrentamentos e cuidados”, ministrada por Adriana Sampaio Soares em 13 de novembro. O evento celebrou o an iversário de dois anos do
Coletivo Negro Guerreiro Ramos, contando ainda com apresentações artísticas de Diih Neques e alunos do COSMOSG.
Lages
A programação do
Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, teve início no dia 9 com a oficina de fotografia Ressignificação do Olhar. A atividade foi organizada pelo Coletivo Negro do Centro de Ciências Agroveterinárias (AfroCAV) em parceria com a universidade.
Outra ação foi o lançamento do programa DiversiCAV, produção da Udesc FM Lages em colaboração com o coletivo. A atração vai ao ar a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, às 21h, com reprise na segunda-feira seguinte, às 8h.
Joinville
De 15 a 17 de novembro, o
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, recebeu a 2ª Semana Acadêmica Negra e Indígena (
Sagrai) da Udesc. O evento buscou criar um espaço de diálogo e celebração dos saberes produzidos por acadêmicos e membros das comunidades negra e indígena de Santa Catarina a partir de oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições e apresentações de trabalhos.
Balneário Camboriú
Nesta segunda-feira, 18, foi a vez do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, oferecer uma oficina de bonecas Abayomi, objeto que simboliza a resistência cultural afro-brasileira. A unidade promoveu, ainda, uma edição especial do projeto cultural Break Literário, com apresentações de música e literatura protagonizadas por artistas negros.
As atividades foram organizadas pela equipe do Break Literário em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e a artesã Sueli Leodoro.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934