Atléticas participam de competições como Jiudesc, que
reúne alunos de toda a universidade - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem 11 associações atléticas acadêmicas, uma em cada centro de ensino presencial.
Acesse a lista e seus contatos (e-mail, Instagram e Facebook).
Criados por iniciativa dos próprios alunos, esses grupos universitários são uma modalidade de associação que organiza treinos e eventos para incentivar o espírito esportivo e estimular os acadêmicos.
A estudante Giulia Ribeiro, membro da Associação Atlética do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), destaca a importância da prática de esportes para diversos aspectos na vida dos alunos. "Os esportes podem ser grandes aliados dentro da universidade. A prática ajuda na integração entre os estudantes de diferentes centros e colabora para manter a saúde física e mental", afirma.
Além do incentivo à prática de esportes, as associações promovem festas, eventos e ações sociais voltadas à comunidade, o que proporciona aos acadêmicos vivências que enriquecem as experiências no ambiente fora de sala de aula e contribuem para a formação dos alunos.
Nas associações, são praticadas modalidades diversas de esporte, como futebol de campo, futsal, basquete, vôlei de quadra, handebol, atletismo, judô, futvôlei e outras atividades, como as cheerleaders. Os times recebem treinamentos e participam de competições e torneios dentro e fora da universidade. Dentre elas, os
Jogos Internos da Udesc (Jiudesc), competição interna realizada anualmente entre todas as atléticas da instituição.
As inscrições para novos membros das atléticas ocorrem todos os anos, nos centros de ensino, e os novos integrantes podem escolher a área de atuação, como setor administrativo, financeiro, eventos, esportes e comunicação.
Mais Informações
Mais informações podem ser obtidas no
site da Secretaria de Assuntos Estudantis da Udesc (SAE).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
* Esta matéria foi produzida pela estagiária Heloisa Faria, sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt.