Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2013-13h11

Aluno da Udesc Oeste cursa disciplina e desenvolve pesquisa em universidade dos Estados Unidos

 

Locatelli na Universidade de Iowa - Foto: Divulgação
O aluno de Zootecnia Marcos Locatelli, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, integrante do programa Ciência sem Fronteiras, cursou disciplina durante sete meses na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Nesse período, ele desenvolveu pesquisa no laboratório de análises moleculares do Departamento de Biologia da instituição estadunidense, que será publicada em abril, durante encontro internacional em Portugal.

O trabalho se concentrou na extração do ácido desoxirribonucleico (DNA) de organismos do solo, seqüenciamento, codificação genética e formação da árvore genealógica e teve a supervisão do professor Samuel James, da Universidade de Iowa.

As amostras para o desenvolvimento da pesquisa foram coletadas em SC e pertencem ao projeto Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (SisBIOTA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O projeto é coordenado pelo professor Dilmar Baretta, do Laboratório de Solos e Sustentabilidade, do curso de Zootecnia da Udesc Oeste.

Estudos no exterior

“Manter contato com outras culturas e línguas é uma sensação muito agradável”, diz Locatelli, que ficou na Universidade de Iowa de julho do ano passado a janeiro. Ele elogiou a instituição, que tem 20 mil alunos, boa estrutura, professores qualificados e elevada tecnologia, “onde tudo funciona rapidamente e de forma acessível”. Fazer contato com outros professores e observar linhas de pesquisa e técnicas laboratoriais foram algumas de suas maiores satisfações. 

O aluno de Zootecnia também elogiou o Ciência sem Fronteiras, dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo ele, o programa facilita não somente a ida de estudantes para conhecer e estudar em universidades estrangeiras, mas também a vinda de pesquisadores do exterior que desejam se fixar no Brasil e estabelecer parcerias com os brasileiros nas áreas prioritárias do programa.

O professor Dilmar Baretta informou que duas estudantes do Departamento de Biologia da Universidade de Iowa manifestaram interesse em acompanhar as pesquisas desenvolvidas pelo projeto SisBIOTA, do Laboratório de Solos e Sustentabilidade.

De acordo com Baretta, se a vinda das alunas for concretizada, poderão surgir parcerias com outros pesquisadores dos EUA na área de Biologia Molecular. Ele lembrou que o Departamento de Zootecnia já realiza há mais de um ano parceria com o professor Samuel James, por meio de trabalhos e publicações. “Mesmo assim, queremos incluir outros pesquisadores”, afirmou. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h