João Vitor, aluno do curso de Licenciatura em História,
irá a Cabo Verde no início de dezembro. Foto: Divulg.
João Vitor Soares Sedres dos Santos, estudante da sexta fase do curso de Licenciatura em História do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestes a embarcar em uma missão internacional. O aluno viaja em intercâmbio para a República de Cabo Verde, arquipélago vulcânico na costa noroeste da África, entre 2 e 16 de dezembro, após ser selecionado no programa
“Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbio Sul-Sul”, desenvolvido em parceria com o
Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a
Universidade de Cabo Verde (Uni - CV).
A Uni-CV, com sede na cidade de Praia, é a única universidade pública de Cabo Verde, país cujo idioma oficial é a Língua Portuguesa. O programa internacional tem por finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, de experiências e de políticas públicas que contribuam com o combate e a superação do racismo no Brasil e da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana, para a Educação das Relações Étnico-Raciais, viabilizando a implementação de ações de intercâmbio internacional de curta duração.
Na Udesc Faed, João Vitor é bolsista de iniciação científica do programa
Estação Contestado, vinculado ao curso de História, sob a coordenação do professor Rogério Rosa, que realiza pesquisas sobre os acontecimentos em torno da Guerra do Contestado (1912-1916). A pesquisa de João Vitor é sobre populações negras no Contestado, com foco Menino Linhares, criança entre oito e dez anos considerada vidente que viveu na cidade de Taquaruçu, e o contexto social da época. "Construimos um projeto de pesquisa para tentar entender como as crianças são compreendidas em outras religiosidades", explica o estudante de História.
Para João Vitor, a participação no programa de intercâmbio proporcionará uma oportunidade para expor e internacionalizar a sua pesquisa científica. "Além disso, o intercâmbio visa ampliar o entendimento sobre os desafios e avanços no combate ao racismo. Este programa é uma excelente oportunidade para incentivar outros estudantes a explorarem as possibilidades de intercâmbio internacional", considera o acadêmico.
Mais informações sobre o programa "Caminhos Amefricanos", com novas chamadas para intercâmbio para Cabo Verde ou Colômbia, podem ser obtidas no
site oficial do programa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br