Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2025-14h36

Alimentos, combustíveis e educação pesam na inflação de fevereiro, mostra Udesc Esag

Índice de Custo de Vida (ICV) do mês foi de 0,62%

Combustíveis tiveram alta de 4,7% em fevereiro em Florianópolis
A inflação sentida pelos consumidores em Florianópolis foi de 0,62% em fevereiro, afetada principalmente pelos preços dos alimentos, combustíveis e gastos com educação. O índice mensal é próximo da metade do registrado em janeiro (1,20%) – quando o reajuste anual de 19,2% nas passagens de ônibus municipais puxou muito a inflação para cima – e quase o mesmo de fevereiro do ano passado (0,59%).

Com isso, a inflação acumulada nos dois primeiros meses de 2025 soma 1,83%. Já o índice acumulado nos últimos 12 meses (6,66%) variou pouco, em razão da proximidade dos percentuais de inflação de fevereiro de 2024 e 2025. Mas se mantem alto, comparado a anos recentes.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) , com apoio da Fundação Esag (Fesag).

Educação e Transportes

A volta às aulas traz aumentos de mensalidades escolares e dos preços dos materiais escolares, entre outros preços ligados à educação. Esse foi o grupo pesquisado com a maior alta em fevereiro (8%). As mensalidades das escolas (cursos regulares) subiram quase 10%. Também houve alta significativa nos preços dos livros (8,4%) e artigos de papelaria (5,3%).

Os preços ligados aos transportes novamente puxaram a inflação para cima, com alta de 1,15% em fevereiro. Mas desta vez o aumento veio principalmente dos combustíveis para automóveis (4,67%). Depois do aumento da cobrança do ICMS decidido pelos governos estaduais, no início de fevereiro, houve aumento em Florianópolis do óleo diesel (8,2%), gasolina (4,6%) e etanol (3,5%).

Além da alta dos combustíveis, também contribuíram para a inflação dos transportes em fevereiro aumentos nas passagens aéreas com origem e destino em Florianópolis (2,8%) e passagens de ônibus interestaduais e intermunicipais (2,4%).

Alimentação

Os preços dos alimentos tiveram aumento de 1,02% em fevereiro – o dobro dos 0,51% de janeiro. A alta foi concentrada nos produtos comprados em feiras e supermercados para consumo em casa (1,62%). Já as refeições em restaurantes e lanchonetes subiram pouco (0,11%).

Tubérculos, raízes e legumes – que tinham caído de preço no mês anterior (-15,1%) –tiveram o maior aumento entre os alimentos em fevereiro (7,5%), mas quase todo na conta da batata inglesa (20,8%). As frutas ficaram 3,2% mais caras em fevereiro, com destaque para a melancia (28,8%) e mamão (14,6%). Houve também altas expressivas em produtos como ovos vermelhos (10,4%), café solúvel (17%) e café em pó (16,4%).

Outros preços

Além de educação, alimentos e transportes, houve aumentos menores em fevereiro dos grupos habitação (0,22%) e despesas pessoais (0,79%). Outros três grupos pesquisados tiveram quedas nos preços médios: artigos de residência (-1,30%), vestuário (-0,73%) e saúde e cuidados pessoais (-2,69%). Os preços dos serviços de comunicação ficaram estáveis.

Sobre o Índice de Custo de Vida

O ICV/Udesc Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários-mínimos. Para o último boletim mensal, os dados foram coletados entre os dias 1º e 28 de fevereiro. O índice é publicado regularmente desde 1968.

A metodologia é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a meta de inflação nacional. Para o cálculo do ICV, a Udesc Esag conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag) na atualização das ferramentas utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Combustíveis tiveram alta de 4,7%
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.