Integrantes dos núcleos central e setoriais debateram
planejamento em reunião - Fotos: Pedro Correa/Secom
A
Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez a primeira reunião do Núcleo Central e dos 12 núcleos setoriais de Formação Continuada, criados após a aprovação da
Política de Formação Continuada para docentes da instituição.
Construída coletivamente, a política foi regulamentada em maio deste ano pela
Resolução nº 022/2019 do Conselho Universitário (Consuni).
Inédito, o encontro ocorreu na última segunda feira, 2, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socieoconômicas (Esag), em Florianópolis, e reuniu membros dos núcleos central e setoriais para apresentação do planejamento de ações para 2020.
Vinculado à Proen, o Núcleo Central de Formação Continuada é um órgão de natureza deliberativa, normativa e de assessoramento que atua para assegurar os objetivos da Política de Formação Continuada da universidade.
Constituído em novembro deste ano, pelo
Ato do Reitor nº 162, o núcleo central tem a seguinte composição: os professores Oseias Alves Pessoa (Cesfi), como coordenador, e Alba Regina Battisti de Souza (Faed), Cleide Vieira (Ceplan) e Philipe Ricardo Casimiro Soares (CAV), como membros; além de duas técnicas em assuntos universitários da pró-reitoria, Elvira Fernandes e Jadna Heinzen.
Setoriais
Já os Núcleos Setoriais de Formação Continuada estão todos constituídos nas unidades, sob coordenação do diretor de Ensino de Graduação (ou docente indicado). São membros os chefes dos departamentos (ou professores indicados) e um técnico universitário.
Os núcleos setoriais têm por atribuições diagnosticar as necessidades dos professores do centro de ensino quanto a formação continuada e planejar, executar, implementar e avaliar as atividades dessa área.
Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, a reunião inicial teve participação dos diretores de Ensino de Graduação e integrantes dos núcleos de todas as unidades, que apresentaram o planejamento de ações dos núcleos setoriais.
As proposições de cada centro serão agora compartilhadas pelo núcleo central para socializar as atividades com todos os envolvidos, proporcionando maior integração entre cursos, centros e atividades formativas em 2020.
Recursos
Soraia destaca que a universidade estadual avançou muito na formação continuada com os debates para construção e aprovação da política interna para a área. "Os núcleos setoriais de todos os centros de ensino têm recursos para realizar, de forma autônoma, ações pedagógicas e formativas em suas áreas de conhecimento, fortalecendo a graduação", afirma.
Em 2019, o
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação da Udesc (Prapeg) destinou R$ 36 mil, com vigência bianual (2020 e 2021), para cada unidade investir em projetos de formação continuada para docentes.
"Pratas da casa"
O encontro também buscou incentivar a participação de professores da universidade na execução das ações, de forma a valorizar docentes "pratas da casa" de diversas áreas de conhecimento.
Soraia cita, como exemplos, as experiências relatadas nos dois primeiros volumes do
Livro de Ensino de Graduação da Udesc, lançados nos últimos anos. "Os livros retratam práticas exitosas desenvolvidas na universidade, iniciativas que destacam nossos docentes e dão visibilidade às atividades que realizam. Muitos desses professores poderão auxiliar nas atividades de formação nas unidades", afirma a pró-reitora.
Mais informações
As ações são iniciativas vinculadas ao projeto Udesc no Topo, previsto no
Plano de Gestão 2016-2020.
Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010