Professora Giovana Mazo coordena programa de
extensão e laboratório que atuam com idosos
Docentes e estudantes que atuam no programa de extensão
Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) e no grupo de pesquisa Atividade física, Saúde e Envelhecimento, vinculado ao
Laboratório de Gerontologia (Lager), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram de uma série de eventos online neste mês.
Ao todo, os pesquisadores da Udesc Cefid apresentaram trabalhos científicos e ministraram palestras em quatro encontros de âmbito internacional e regional, sendo dois seminários, um congresso e um simpósio. Todos os eventos ocorreram de forma virtual em virtude da pandemia de Covid-19.
Seminário de Extensão
Um desses encontros foi o
38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 17 a 19 de novembro, com o tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”.
Os três dias de programação incluíram mesas-redondas, apresentações de trabalhos e um estande virtual para demonstração de atividades extensionistas.
O trabalho apresentado por integrantes do
Geti, com o título "Pandemia de Covid-19: prática de atividade física e percepções dos idosos de programa de extensão", descreveu a prática regular de atividades físicas realizadas pelos idosos vinculados ao grupo. O estudo também abordou as percepções dos participantes quanto ao isolamento social e seus objetivos futuros para quando a pandemia for controlada.
A apresentação oral foi conduzida pela bolsista de extensão Carla Stähelin Cordeiro.
Pesquisa com idosos
A pesquisa apresentada no seminário apontou que, com o isolamento social, os idosos participantes do
Geti reduziram a prática de atividade física, que, em grande parte, ficou restrita a alongamentos, exercícios funcionais e caminhadas próxima às residências.
Segundo as pesquisadoras, o público investigado "manifestou sentimentos de infelicidade e ansiedade e declarou estarem cansados de ficar em casa". Os objetivos declarados para o futuro incluíram o retorno à prática de atividades físicas do programa e o reencontro com amigos e familiares.
Os resultados da pesquisa levaram a equipe do Geti a redimensionar algumas ações.
Capacitação
Uma das iniciativas foi a realização de um curso de capacitação, voltado a estudantes bolsistas de extensão do
Geti, para elaboração de aulas remotas de ginástica para os idosos, divulgadas pelo YouTube e pelo WhatsApp. A atividade foi ministrada pelo professor Deison Willian Finardi, de forma online e individual.
Os acadêmicos participantes avaliaram a experiência do curso como positiva e relataram algumas de suas impressões.
Bolsista de ginástica do
Geti, a aluna Yasmine Lisboa Bernardo nunca tinha elaborado aulas online antes da capacitação. Ela considerou o curso muito bom e uma oportunidade para aprender. "Estou elaborando aulas e enviando para meus alunos do Geti, que reclamam de estar muito parados durante a pandemia. Assim consigo ajudá-los a se manterem mais ativos em casa", afirma.
Ginástica para idosos
A aluna Ingrid Lovizon, que também não tinha vivência com elaboração de aulas de ginástica de forma remota, também afirmou que "gostou muito”.
Assista a uma aula gravada por Ingrid neste link.
Outros participantes que elogiaram a capacitação foram os estudantes Lucas Will Nuñez, que destacou o conhecimento do professor ministrante, e Laiana da Silva, para quem a personalização do curso foi um diferencial, pois possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a correção dos exercícios”.
Assista a uma aula gravada por Laiana neste link.
Para a coordenadora do
Geti e do
Lager, professora Giovana Mazo, a participação no 38º Seurs possibilitou ao grupo "divulgar e dar visibilidade a produção científica realizada no programa, o envolvimento de alunos de extensão na elaboração e apresentação do trabalho e maior conhecimento sobre o que outras universidades desenvolvem na área".
Seminário internacional
Outro evento prestigiado por integrantes do
Geti e do
Lager foi o
15º Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade, realizado de 18 a 20 de novembro, com o tema "Atividade Física e envelhecimento bem-sucedido: Aspectos físicos, cognitivos e participação social".
A professora Giovana Mazo integrou a programação com uma palestra sobre barreiras e facilitadores para participação de idosos em programas de atividade física.
Pesquisadores vinculados ao grupo e ao laboratório também apresentaram três trabalhos científicos, um de forma oral e dois na categoria pôster. Os estudos tiveram participação de graduandos bolsistas do
Geti e de mestrandos e doutorandos do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).
O trabalho na apresentação oral teve como título "
Incontinência Urinária e Atividade Física em Centenário"; já os estudos em pôsteres abordaram a prática cotidiana de atividade física da população idosa e as preocupações e objetivos dos praticantes durante a pandemia da Covid-19.
O seminário também contou com duas apresentações orais feitas por integrantes do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).
Saiba mais sobre as apresentações no Siafti por meio da
notícia neste link.
Congresso internacional
Pesquisadoras do
Lager também participaram do
7º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (Cieh), realizado em 21 e 22 de novembro.
A professora Giovana palestrou no evento em mesa-redonda com o tema "Investigações na área da atividade física, saúde e envelhecimento: intervenções, tendências atuais e desafios".
Dois trabalhos da Udesc Cefid também foram publicados no e-book do evento, ambos desenvolvidos com participação de pós-graduandos do PPGCMH que fazem parte do
Lager.
O trabalho "Prescrição e orientação de atividade física para idosos longevos" foi elaborado por Bruna da Silva Vieira Capanema, Felipe Fank e pela professora Giovana Mazo.
Já o trabalho "Sintomas de incontinência urinária e o nível de atividade física de idosos centenários" é de autoria de Giovana Mazo, Damiana Lima Costa, Pedro Silvelo Franco e Franciele da Silva Pereira.
Simpósio regional
O quarto evento online prestigiado por pesquisadores da Udesc Cefid neste mês foi o
4º Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado em 25 e 26 de novembro, com o tema “Discutindo a Atividade Física em seus aspectos comportamentais”.
A professora Giovana participou da mesa-redonda "Barreiras e facilitadores para a atividade física em diferentes populações"
Eventos online
Sobre a participação em eventos online, a professora Giovana destaca que "é uma novidade e uma necessidade em tempos de pandemia". Segundo ela, eventos online ou híbridos, parte online e parte presencial, devem se tornar uma tendência de agora em diante.
"Nessa vivência que tive, observei que as palestras síncronas foram as que tiveram maior número de participantes e maior interação e questionamentos. Nos eventos com muitas palestras paralelas, as síncronas também tiveram maior participação e questionamentos", observa.
Desafios
Para a professora, as vantagens desse tipo de evento é o baixo custo de realização e o maior acesso e número de participantes; por outro lado, uma desvantagem é que o modelo exige que as pessoas tenham acesso à tecnologia e internet de maior qualidade.
"Ainda há muitos desafios para que os eventos online e híbridos atinjam seus objetivos e a qualidade esperada, mas a experiência tem sido positiva", conclui.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails
geti.cefid@udesc.br e
lager.cefid@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010