GRUPOS DE PESQUISA
Didática e Formação Docente - NAPE
Líder(es): Profa. Dra. Alba Regina Battisti de Souza; Prof. Dr. Lourival José Martins Filho
Linha(s): Formação docente e prática pedagógica
Ano de formação: 2004
O Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE - é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em Educação, considerando as relações entre formação de professores/as docência, alfabetização, práticas curriculares e políticas educacionais para o trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O NAPE funciona na sala 315 do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/Udesc. O NAPE é também um espaço de articulação da Associação Brasileira de Alfabetização e do Fórum Catarinense de Alfabetização.
Líder(es): Profa. Dra. Martha Kaschny Borges; Profa. Dra. Elaine Rosangela de Oliveira Lucas
Linha(s): Educação, Comunicação e Tecnologia; Organizações e tecnologias de gestão
Ano de formação: 2005
O Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura tem como campo epistemológico as interfaces entre os campos da educação, das tecnologias digitais e da cibercultura. Estuda os aportes teóricos e metodológicos úteis à reflexão sobre as práticas educativas no espaço virtual de produção de cultura: a integração e mediação de tecnologias digitais na teoria e na prática pedagógica mediada, os ambientes virtuais de aprendizagem; as implicações culturais, éticas e políticas do uso das tecnologias digitais na educação; os processos cognitivos tecnologicamente mediados; as novas sociabilidades; as redes sociais digitais; a formação de professores na e para cibercultura; a Teoria Ator-Rede. O grupo tem realizado investigações em parceria com outras instituições nacionais e internacionais e os resultados das pesquisas são divulgados em congressos e revistas e demais publicações qualificadas nacionais e internacionais.
Grupo de Pesquisa em Cultura Impressa e Digital - GP-CiDi
Líder(es): Profa. Dra. Elaine Rosangela de Oliveira Lucas; Profa. Dra. Daniella Camara Pizarro
Linha(s): Informação e conhecimento na sociedade contemporânea. Informação, memória e sociedade. Ética e valores na Ciência da Informação e nas suas profissões.
Ano de formação: 2014
Desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para a reflexão teórica e prática do papel da informação, da biblioteca e da atuação profissional do gestor de unidades de informação nos processos de ensino e aprendizagem, e de competência em informação no contexto da sociedade contemporânea. As pesquisas deverão ser desenvolvidas a partir de três linhas: (i) Informação, Memória e Sociedade; e (ii) Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea; (iii) Ética e valores na Ciência da Informação e nas suas Profissões.
Grupo de Pesquisa em Informação - GPINFO
Líder(es): Ana Maria Pereira
Linha(s): Gestão de Unidades de Informação; Organização, Representação da Informação e do Conhecimento; Produção Cientifica e Análise Métrica da Informação; Tecnologias emergentes da informação e comunicação.
Ano de formação: 1998
O Grupo de Pesquisa em Informação (GPInfo), criado em 1998,tem como objetivo pesquisar a informação nas áreas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. A partir de 2010 foi organizado em duas linhas de pesquisa: Gestão de Unidades de Informação e Informação, Memória e Sociedade, conquistou consideráveis avanços a partir das pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos, em especial, a criação do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo). Em 2014, o GPInfo foi reestruturado em três linhas de pesquisa inter-relacionadas: Gestão de Unidades de Informação; Informação, Sociedade e Memória; e Organização, Representação e Medição do Conhecimento. Em 2017, um novo ajuste foi realizado, a partir do perfil dos pesquisadores docentes. Atualmente o grupo possui quatro linhas: Gestão de Unidades de Informação, Organização; Representação da Informação e do Conhecimento; Produção Cientifica e Análise Métrica da Informação; e Tecnologia da Informação.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.