ARQUIVOS PESSOAIS, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO
Desenvolver pesquisas que tematizem arquivos pessoais, cujas materialidades se constituem em documentos para a historiografia. Problematizar a produção desses arquivos, considerando cada um deles, em que pesem suas especificidades, testemunhos de práticas culturais, significativos para a pesquisa histórica. Objetiva-se, nesse sentido, contribuir para um maior conhecimento dos itinerários de diferentes sujeitos, por meio da investigação de seus múltiplos pertencimentos, de suas redes relacionais, analisando suas posições de singularidade, a partir das interações experimentadas em seus espaços de atuação. Busca-se promover reflexões a respeito dessas questões nos domínios da História e nas interfaces com o campo da História da Educação e do Patrimônio Cultural, especialmente aquelas referentes ao gênero biográfico, às práticas de arquivamento do eu e às escritas de si. As pesquisas, como espaços de trabalho,identificam-se, igualmente, com pressupostos teóricos da História Pública tendo como referenciais o estudo da presença dos intelectuais no espaço público; a divulgação e o gerenciamento do patrimônio histórico educativo material e imaterial; o impacto das novas mídias sobre as estratégias de construção e publicização da memória; os diálogos entre arquivos pessoais, história da educação e patrimônio e por meio de salvaguarda em centros de memória, museus e arquivos que promovam a ampliação do repertório historiográfico da educação, como uma produção discursiva de um determinado tempo e lugar. O Grupo assim constituído estimula reflexões sobre a atuação dos profissionais que lidam diretamente com as chamadas representações históricas.
Professor(es): Maria Teresa Santos Cunha
AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - PROLINGUAGEM
O grupo tem como foco de pesquisa os processos envolvidos tanto na aquisição da língua oral como na aprendizagem da língua escrita que têm implicações sobre a alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa, como também em relação à reabilitação. Ao compreender que a linguagem oral opera como base e interface para a aprendizagem da linguagem escrita, interessa-nos estudar os aspectos pedagógicos, linguísticos e cognitivos que contribuem para esta aprendizagem. Com foco na formação, inicial e continuada, de professores para a Educação Básica, nos interessa discutir os conhecimentos que fundamentam o ensino da língua materna, quer se trate da modalidade oral, nas suas vertentes de produção e compreensão, como na modalidade escrita, nas habilidades de ler, escrever, produzir e compreender. As atividades de pesquisa do Grupo se desdobram em ações de ensino e extensão com o objetivo de subsidiar teórica e metodologicamente o ensino da Língua Portuguesa nas escolas.
Professor(es): Dalva Maria Alves Godoy, Alba Regina Battisti de Souza
COLETIVO CIRANDA: GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, CIDADANIA E REDES EDUCATIVAS
O Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas está vinculado ao Laboratório de Educação e Infância LABOREI, no âmbito do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, FAED-UDESC. Seu principal objetivo é promover e consolidar pesquisas em torno das relações entre infância e educação, contribuindo com a produção de conhecimento acerca da condição social das crianças na sociedade capitalista, seus modos de viver a infância e as representações geracionais na produção das culturas infantis, tendo em vista a definição de indicadores e referências que subsidiem a elaboração de políticas públicas destinadas à infância em diferentes contextos educativos. Linhas de Pesquisa: 1 - Diversidade, desigualdades, cidadania e culturas infantis; 2 - Instituições, Redes Educativas e Processos de Planejamento e Avaliação.
Professor(es): Julice Dias
CULTURA IMPRESSA E DIGITAL (GP-CIDI)
Desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para a reflexão teórica e prática do papel da informação, da biblioteca e da atuação profissional do gestor de unidades de informação nos processos de ensino e aprendizagem, e de competência em informação no contexto da sociedade contemporânea. As pesquisas deverão ser desenvolvidas a partir de duas linhas: (i) Informação, Memória e Sociedade; e (ii) Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea.
Professor(es): Elaine Rosangela de Oliveira Lucas
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE - NAPE
O Laboratório e Núcleo de Pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE - é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em Educação, considerando as relações entre formação de professores, docência, alfabetização, práticas curriculares e políticas educacionais para o trabalho educativo e pedagógico com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O NAPE funciona na sala 315 do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC. O NAPE é também um espaço de articulação da Associação Brasileira de Alfabetização e do Fórum Catarinense de Alfabetização. Constitui-se em três linhas de pesquisas:
Professor(es): Alba Regina Battisti de Souza, Lourival José Martins Filho, Altino José Martins Filho
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA - EducomFloripa
Este grupo de pesquisa tem por campo epistemológico as interfaces entre as áreas de Comunicação e Educação e suas relações com a Sociedade. Suas preocupações envolvem os processos de construção dos significados, o desenvolvimento de processos comunicacionais nas práticas sociais e a integração de tecnologias de informação e comunicação na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas. Inclui, portanto, a cidadania e os direitos humanos, a arte, a saúde, a diversidade, a sexualidade, o meio-ambiente e a inclusão social e digital, nos quais linguagens, processos comunicacionais, teoria e prática pedagógica constituem um campo de ação e pesquisa interdisciplinar e interdiscursivo.
Professor(es): Ademilde Silveira Sartori, Fernando Luiz Cardoso
EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA - EDUCACIBER
O Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura tem como campo epistemológico as interfaces entre os campos da educação, da tecnologia digital e da cibercultura. Estuda os aportes teóricos e metodológicos úteis à reflexão sobre as práticas educativas neste no espaço virtual de produção de cultura; os diferentes tipos de mediações; os processos comunicacionais nas práticas educativas, a integração de tecnologias digitais na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas, os ambientes virtuais de aprendizagem; as comunidades de práticas educativas mediadas; as implicações culturais, éticas e políticas do uso das tecnologias digitais nas práticas educativas; os processos cognitivos tecnologicamente mediados; as novas sociabilidades; as redes sociais; a formação de professores na e para cibercultura. O grupo tem realizado investigações em parceria com outras instituições nacionais e internacionais e os resultados dessas pesquisas têm sido divulgados em congressos e outros eventos, além de publica-los em periódicos de referência na área da educação e compor capítulos de livros e livros nacionais e internacionais.
Professor(es): Martha Kaschny Borges, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Giovani Mendonça Lunardi.
ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIFERENTES LINGUAGENS
Este grupo de pesquisa parte de necessidades oriundas da formação de professores e professoras em Geografia vindas pelas práticas e pelos estágios curriculares supervisionados. Necessidades colocadas, por um lado, pelo modo como os currículos dos cursos de graduação estruturam a formação e, por outro, pela relação destes currículos com a Educação Básica e com as temáticas presentes no mundo contemporâneo. Portanto, trata-se de um grupo voltado a pesquisar o ensino de geografia, a formação docente e as diferentes linguagens envolvidas no processo didático pedagógico da geografia acadêmica, escolar e não-escolar. Tendo como foco o contato com as realidades da geografia o grupo atua de forma a produzir experiências significativas e potentes na formação inicial e continuada de professores/as. Experiências estas relacionadas às pesquisas em temas geográficos contemporâneos e à elaboração de propostas educacionais de impacto na formação de professores/as. O grupo estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Ensino de Geografia e Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Diferentes Linguagens e está lidado ao LEPEGEO (Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia – FAED/UDESC - https://www.udesc.br/faed/lepegeo); desenvolve pesquisas em rede fazendo parcerias com o Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS, com o Programa de Pós Graduação em Educação e com estudantes e professores/as do Curso de Geografia da FAED/UDESC, com professores/as da Rede Pública de SC, com o grupo Geografia, Imagens e Educação (http://www.geoimagens.net/).
Professor(es): Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Ana Paula Nunes Chaves, Ana Maria Hoepers Preve.
FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCAÇÃO SEXUAL - EDUSEX
Nossos estudos buscam contribuir para as reflexões sócio-histórico-filosóficas e político-pedagógicas sobre da sexualidade humana, tomando como tema referencial as principais matrizes teóricas da modernidade sobre a questão e suas heranças para os processos educativos, na perspectiva da construção de uma abordagem emancipatória de educação sexual.Entendemos esse referencial como expressão do pensamento científico que desenvolve um estatuto de análise e interpretações que destacam os aspectos econômico, estético, político e ético da significação da sexualidade no mundo contemporâneo, por meio da educação sexual. Essa modalidade de análise, a pesquisa, embricada permanentemente ao ensino e à extensão, permitirá o desenvolvimento de estudos sobre a ação pedagógica empírica e as matrizes epistemológicas que conformam o entendimento da relação sexualidade e educação num aporte sócio-histórico da questão.
Professora: Sonia Maria Martins de Melo, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes.
GRUPO DE PESQUISAS EM GEOGRAFIAS, IMAGENS E EDUCAÇÃO - ATLAS
O Atlas propõe realizar pesquisas com abordagens teórico-metodológicas amparadas na filosofia da diferença e nos estudos culturais, a partir das noções de práticas de subjetivação, cartografias intensivas, processos de invenção em educação inseridas em outras espacialidades contemporâneas. O grupo integra o projeto de pesquisa Imagens, Geografias e Educação (http://www.geoimagens.net/) financiado pelo CNPq, junto a universidades brasileiras e internacionais. As coordenadoras do grupo participam do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED-UDESC). As repercussões dos trabalhos do grupo na comunidade científica e, em geral, diluem-se na participação de projetos de pesquisa, extensão e ensino em escolas públicas e espaços não formais de educação (unidades de conservação, espaços da cidade, espaços de privação de liberdade etc.).
Professor(es): Ana Maria Hoepers Preve, Ana Paula Nunes Chaves
GRUPOS DE ESTUDOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - LAPRAPEF
Grupo de estudo que discute os aspectos pedagógicos do movimento humano, a formação e o desenvolvimento profissional de professores. Além disso, reflete sobre os saberes docentes, as políticas educacionais, a prática pedagógica e os aspectos socioculturais da escola, da educação física e do esporte.
Professor(es): Larissa Cerignoni Benites, Viviane Preichardt Duek
GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - PEINE
O Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais é formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que tenham como objeto de pesquisa a educação especial na perspectiva da educação inclusiva em suas mais diferentes concepções. O grupo tem a finalidade de desenvolver pesquisas referentes aos mais diversos aspectos da educação inclusiva e das necessidades educacionais especiais.
Professor(es): Silvia Teresinha Frizzarini
GRUPO LUTE (LUTAS SOCIAIS, TRABALHO E EDUCAÇÃO)
Parte-se do pressuposto de que o capital se movimenta por crises, que lhes são orgânicas. Tais crises, combinadas com a natureza dependente e subordinada do capitalismo brasileiro ao imperialismo, resultam na configuração de políticas educacionais alinhadas aos interesses do dito mercado de trabalho. O Estado contemporâneo, entendido como o Estado burguês, é fundamental nesse processo. Na verdade, o que está em jogo é a necessidade, do ponto de vista do capital, de conduzir a formação do trabalhador adequada aos novos requerimentos produtivos e, ao mesmo tempo, apropriar-se do fundo público, sob inúmeras artimanhas, dentre as quais as Organizações Sociais (OS) e cursos de formação de professores por entidades privadas. O grupo objetiva reunir pesquisas em torno do eixo Capital, Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, priorizando estudos que apreendam a relações capital-trabalho em um cenário de aprofundamento de sua natureza regressiva e suas implicações para a educação, educação popular e Arte. Linhas de pesquisa:
Professor(es): Mariléia Maria da Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Ivan Penteado Dourado.
NEXOS: TEORIA CRÍTICA E PESQUISA INTERDISCIPLINAR - SUL
"NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" é um grupo de estudo e pesquisa com sede na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, que integra uma rede composta por pesquisadores nas cinco regiões brasileiras. Seu objetivo é articular as colaborações regionais e nacionais para produção de conhecimentos metodológicos e teóricos relacionados à Teoria Crítica da Sociedade. Na FAED/UDESC está vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Nexos – Sul. Suas ações pretendem ampliar as investigações na área da Educação, com estudos sobre os fenômenos educativos, em diferentes contextos e modalidades, a partir dos seguintes temas: teoria crítica e educação contemporânea, indústria cultural e educação, cultura digital e formação. Mais informações em: https://nexossuludesc.wixsite.com/inicio
Professor(es): Roselaine Ripa, Lidnei Ventura
NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - NEPESTEEM
O NEPESTEEM é um grupo de pesquisa dedicado a estudos que compreendem aspectos téoricos e metodológicos da Educação Matemática; o uso de recursos tecnológicos para/na Educação Matemática; a formação de professores para ensino de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior; as relações com a Educação Estatística, com a Didática, com a Prática Docente e com as Linguagens.
No PPGE, as linhas de pesquisa em estudo são:
Professor(es): Luciane Mulazani dos Santos, Elisa Henning
OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES - OPE
Tendo como lócus privilegiado a escola e suas práticas, o Observatório de Práticas Escolares, congrega um conjunto de pesquisadores cujas pesquisas intentam apreender as diferentes formas de ser escola. Pautados por uma perspectiva epistemológica histórica, sociológica e filosófica, o grupo investiga questões vinculadas a História, Historiografia, Currículo e Políticas Educacionais, buscando entender as urgências e movimentos de inovação presentes na escola contemporânea. O Observatório, através da inserção de pesquisadores de diferentes instituições, vincula-se a observatórios de outras regiões do país, assim como através de seus pesquisadores, articula-se a projetos nacionais e internacionais.
Professor(es): Celso João Carminati, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Lourival José Martins Filho, Luciane Mulazani dos Santos, Martha Kaschny Borges, Raquel Fröhlich
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - OPEN
O grupo de Pesquisa OPEN congrega pesquisadores de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas que tem se dedicado a investigar as políticas de currículo e de Educação Inclusiva. O grupo organiza-se em torno de duas linhas, a saber: - Políticas de Currículo e diversidade; - Escolarização de alunos com deficiência; Dentro do campo das políticas curriculares as investigações do grupo transitam pelas questões relacionadas ao empréstimo e tradução de políticas globais no contexto local, com específica atenção para as políticas curriculares de atendimento a diversidade nos contextos educacionais. Dedica-se também aos processos de escolarização de sujeitos com deficiência, investigando políticas, práticas e processos de ensino e aprendizagem.
Professor(es): Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Raquel Fröhlich, Geisa Letícia Kempfer Böck
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: TEMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS - PSICOEDUC
Este grupo de pesquisa, nasce vinculado as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na relação Psicologia e Educação, bem como com a linha de pesquisa Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação FAED/UDESC.
Professor(es): Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Mariléia Maria da Silva
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.