Técnicos universitários efetivos da Udesc podem aderir ao
trabalho remoto. Foto: Vinícius Graton/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou nesta quarta-feira, 31, a
Instrução Normativa (IN) nº 010/2024, que delibera sobre o trabalho remoto na universidade. O conteúdo foi elaborado a partir da
Resolução nº 62/2022 do Conselho Universitário (Consuni) e contempla as diretrizes para que os servidores da instituição desempenhem suas funções de forma híbrida.
Com a publicação da IN, os técnicos universitários efetivos lotados nos 13 centros de ensino e na reitoria poderão trabalhar de forma remota por até 10 dias no mês. Nos outros dias, as atividades deverão ser realizadas presencialmente. A regra não é válida para estagiários e bolsistas, e servidores em estágio probatório poderão usufruir da medida apenas após completarem 18 meses no exercício do cargo.
A adesão ao modelo híbrido será realizada via Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (
SGPe). No site da
pró-reitoria de Administração da Udesc estão disponíveis o passo a passo para a requisição e os modelos dos arquivos que devem ser preenchidos pelos servidores e chefias.
Cada setor é responsável por organizar uma escala de revezamento. Para assegurar a manutenção do atendimento presencial, a normativa requer a presença diária de ao menos um funcionário na seção.
A instrução orienta também sobre outros aspectos, incluindo infraestrutura para a realização do trabalho remoto, o atendimento à comunidade interna e externa, a metodologia de avaliação dos técnicos, o controle do ponto e o pagamento de horas extras.
IN foi baseada em diretrizes de outras instituições
A normativa da Udesc foi elaborada pela
Comissão Multidisciplinar do Trabalho Remoto da universidade com base na análise de regras vigentes em outras instituições públicas catarinenses, como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Antes da publicação do documento, a comissão organizou u ma reunião online com os técnicos para explicar a normativa e solucionar as dúvidas dos participantes. Mais de 200 pessoas acompanharam a transmissão, realizada na terça-feira, 30 de julho.
Um dos aspectos mencionados durante a conversa com os servidores foi a possibilidade de revisão das normas. Conforme o pró-reitor de Administração da Udesc e membro da comissão, Pedro Girardello da Costa, os dados das avaliações mensais serão usados para qualificar as diretrizes. “Com base no que a resolução diz, a gente montou a instrução, mas é claro que se tiverem melhorias, e provavelmente vão ter melhorias que podem ser feitas, é com base nessas avaliações que a gente vai achar esses problemas. A comissão também está a postos para poder resolver e mudar a IN com base no que as pessoas tiverem de apontamento s e sugestões”, explica.
O gestor destaca ainda que a expectativa é analisar as avaliações até o final de 2024 para, em 2025, delinear uma instrução normativa sobre o teletrabalho em período integral.
A regulação do trabalho remoto integra os projetos da nova gestão da Udesc (2024-2028), que pretende assegurar a implementação efetiva do teletrabalho na universidade. Além da definição das regras para o serviço remoto, a equipe visa garantir a infraestrutura necessária para a realização das atividades de forma eficiente e produtiva.
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