Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2024-17h53

Udesc inicia novo ciclo de programa de iniciação à docência

Bolsistas da universidade atuarão em 26 escolas de SC pelo Pibid

Atividades contarão com a participação de 240 estudantes da Udesc. Foto: Yan Krukau/ Pexels
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dá início neste mês a um novo ciclo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Durante dois anos, até outubro de 2026, estudantes de cursos de licenciatura da universidade desenvolverão atividades em escolas de Educação Básica de Santa Catarina para experienciar a prática docente e contribuir para a melhora na qualidade da educação no Estado.

Nesta edição, o programa contará com a participação de 240 graduandos de 10 licenciaturas: Pedagogia, Geografia e História (Udesc Faed); Pedagogia EAD (Udesc Cead); Educação Física (Udesc Cefid); Artes Cênicas e Artes Visuais (Udesc Ceart); Matemática, Física e Química (Udesc Joinville). O projeto terá ainda o envolvimento de 12 docentes da Udesc e 30 professores das 26 escolas de Florianópolis, Joinville, São José, Itapema e Tubarão, onde os subprojetos serão desenvolvidos.

“Serão 24 meses de muitas atividades, como cursos de formação, produção de material didático e visitas nas escolas para o desenvolvimento de atividades com os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio”, explica a coordenadora do Pibid na Udesc, Luciana Rossato.

Para Luciana, a iniciativa possibilita aos discentes vivenciarem o espaço escolar, bem como conviver com professores e estudantes da educação básica, o que pode impactar na forma como os acadêmicos se apropriam dos conhecimentos aprendidos nas licenciaturas. Ao mesmo tempo, considera que a experiência reverbera na universidade a partir das vivências nas escolas parceiras.

“O Pibid contribui para a formação de professores e professoras que conhecem de modo mais aprofundado diferentes realidades escolares. Além disso a participação da Udesc neste programa aproxima ainda mais a universidade das escolas de educação básica e da sociedade”, salienta a coordenadora.

Dentre os bolsistas selecionados para o novo ciclo do Pibid está Mayara Aparecida da Silva, acadêmica da terceira fase de Pedagogia da Udesc Faed, que aguarda ansiosa para o início das atividades. “Esperei três semestres para conseguir entrar no programa, então estou em um mix de sentimentos. Só de pensar que vou ter contato com a prática do curso que escolhi, me faz sentir muito feliz e ansiosa por esse momento”, comenta.

A graduanda acredita que a experiência será fundamental para a compreensão de como combinar teoria e prática. “Esse contato de início com a ideia de realmente ser pedagoga vai me ensinar como é a educação infantil e quais são os enfrentamentos vividos no dia a dia”, afirma Mayara.

Programa contribui para ensino da docência desde 2011
Desenvolvido desde 2011 na Udesc, o Pibid já contribuiu para a formação de centenas de estudantes da universidade. A acadêmica de História da Udesc Faed, Thayssa Rodrigues de Almeida, está entre as alunas que integraram o programa em 2023, participando de atividades em uma escola de Florianópolis.

Para a jovem, a vivência em sala de aula a partir do programa teve reflexos tanto em sua vida acadêmica como pessoal. “Participar do Pibid foi algo muito especial. Ter contato com a docência ainda num período recente do curso não só confirmou a área que quero atuar, mas trouxe o desafio de lidar com a sala de aula tendo mais ou menos a mesma idade para quem estava ali na escola”, conta.

Thayssa, que é indígena e se mudou do Pará para Santa Catarina para cursar a graduação, destaca que um dos pontos que mais marcou a sua passagem pelo Pibid foi perceber o quanto ainda precisa ser feito para dar visibilidade à história dos povos indígenas. “O apagamento da nossa história dentro das escolas ainda segue. E a oportunidade de participar de um programa como esse, que nos inclui e nos dá a chance de trabalhar nossos interesses disciplinares dentro do curso, é de extrema importância”, salienta.

A estudante finaliza com a recomendação para que mais alunos da Udesc participem da iniciativa. “Recomendo que participem. Para que aquilo que temos como objetivo quando formados inicie-se já no início dessa formação. Para explorar as possibilidades do ensino, retirá-los das salas de aula da universidade, dos textos e colocá-los em prática”, completa Thayssa.

Sobre o Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

A Udesc participa do programa desde 2011. Para este novo ciclo de formação, a universidade contará com 240 bolsas de R$ 700 para os estudantes de graduação, 30 bolsas de R$ 1 mil para professores da educação básica, além de bolsas para os coordenadores dos subprojetos e do programa na instituição. Os subsídios são disponibilizados via edital nº 10/2024 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-reitoria de Ensino pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br


Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tássia Becker Alexandre
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
  • Equipe do curso de Pedagogia da Udesc durante organização das atividades do Pibid. Foto: Divulgação
  • A estudante de História Thayssa foi uma das bolsistas do Pibid em 2023. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h